ANÁLISE SOBRE A MOBILIDADE OCUPACIONAL DAS FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NAS GRANDES REGIÕES DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69288

Palavras-chave:

mobilidade intergeracional, filhas de trabalhadoras domésticas, Grandes Regiões, Brasil.

Resumo

Historicamente, o Brasil convive com diversas desigualdades, mas entre 2003 e 2014, mudanças econômicas e sociais geraram oportunidades de capacitação, acesso ao mercado de trabalho e renda para grupos mais despossuídos, como as filhas de trabalhadoras domésticas. A mobilidade intergeracional de ocupação dessas mulheres, como consequência de recursos familiares ou vantagens da meritocracia, provavelmente é mais escassa, devido ao próprio contexto socioeconômico familiar. O objetivo deste estudo é analisar os indicadores de mobilidade intergeracional de ocupação das filhas de trabalhadoras domésticas em relação às suas mães, para as Grandes Regiões do Brasil, em 2014. Foram utilizados os dados do Suplemento de Mobilidade Sócio-ocupacional da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2014. Os principais resultados indicam que a grande maioria das filhas de trabalhadoras domésticas experimentou mobilidade ascendente, nas cinco regiões do Brasil. As mudanças sociais e inclusivas desencadeadas no país foram determinantes neste processo, mas as diferenças de desenvolvimento regional ainda influenciam a possibilidade da melhoria de vida das filhas das trabalhadoras domésticas.

 

 

Biografia do Autor

Priscila de Souza Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Doutoranda em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM)

Doutoranda em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Demografia pelo PPGDEM/UFRN. Pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC). 

 

Luana Junqueira Dias Myrrha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Professora Associada do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais

Doutora em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). ProfessoraAssociada I do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

 

 

Silvana Nunes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri (URCA)/ Professora Adjunta; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Professora

Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU/URCA) e do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDEM/UFRN). 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Silva, P. de S., Myrrha, L. J. D., & Queiroz, S. N. de. (2022). ANÁLISE SOBRE A MOBILIDADE OCUPACIONAL DAS FILHAS DE TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NAS GRANDES REGIÕES DO BRASIL. (SYN)THESIS, 15(1), 58–70. https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69288

Edição

Seção

Dossiê Desafiando Retrocessos: gênero como pauta de enfrentamentos