PANORAMA DE INDICADORES SOBRE AS MULHERES COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Luanda Chaves Botelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Doutoranda em Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69286

Palavras-chave:

mulher com deficiência, mercado de trabalho, indicadores sociais, Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Resumo

Com o reconhecimento e a regulamentação do direito ao trabalho das pessoas com deficiência, o tema veio ganhando espaço na academia. Contudo, sem ênfase sobre a situação das mulheres. O objetivo deste artigo, parte de estudo mais amplo sobre os determinantes e obstáculos à inclusão de mulheres com deficiência no mercado de trabalho no Brasil, é contribuir para a redução dessa lacuna de informações. Neste artigo, após breve revisão de literatura sobre a concepção da pessoa com deficiência a partir do modelo social e do aporte da crítica feminista à formulação do modelo, são destacadas estatísticas descritivas que apontam desvantagens das mulheres com deficiência em relação às sem deficiência e aos homens no mercado de trabalho. Os dados provêm da edição mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e propiciam indicadores como taxa de participação na força de trabalho e de desocupação, entre outros.

 

Biografia do Autor

Luanda Chaves Botelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Doutoranda em Ciências Sociais

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Sociologia pela UERJ. Atualmente, é Pesquisadora (análise socioeconômica) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atua também como Professora Assistente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Botelho, L. C. (2022). PANORAMA DE INDICADORES SOBRE AS MULHERES COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. (SYN)THESIS, 15(1), 45–57. https://doi.org/10.12957/synthesis.2022.69286

Edição

Seção

Dossiê Desafiando Retrocessos: gênero como pauta de enfrentamentos