“VOCÊ SENTE O QUÊ?”: REFLEXÕES METODOLÓGICAS EM ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES A PARTIR DE SENSIBILIDADES DIANTE DO HORROR

Autores

  • Raphael Bispo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Professor Adjunto de Antropologia

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.65837

Palavras-chave:

Violência, Jornalismo, Imagens, Emoções, Metodologia

Resumo

O presente trabalho busca trazer uma dupla contribuição em torno da reflexão sobre mídia, emoções e violência. Em um primeiro plano, analisa como certos segmentos juvenis da cidade do Rio de Janeiro elaboram suas narrativas emocionais em resposta às imagens de violência publicadas na imprensa. A proposta é estudar a recepção de fotografias do horror tendo como base duas experiências sensíveis: a indiferença e o constrangimento. Em um segundo momento do texto, a partir do questionamento “Você sente o quê?”, este trabalho também busca fornecer pistas exploratórias para uma análise das emoções em antropologia, por conta das dificuldades metodológicas em se abordar o que é entendido como privado e interiorizado em nossa sociedade.

 

Biografia do Autor

Raphael Bispo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Professor Adjunto de Antropologia

Professor Adjunto de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2022-03-09

Como Citar

Bispo, R. (2022). “VOCÊ SENTE O QUÊ?”: REFLEXÕES METODOLÓGICAS EM ANTROPOLOGIA DAS EMOÇÕES A PARTIR DE SENSIBILIDADES DIANTE DO HORROR. (SYN)THESIS, 14(3), 99–115. https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.65837

Edição

Seção

Artigos