NEM BOM, NEM MAU: REFLEXÕES SOBRE “ARRANJOS DE CUIDADO” MATERNO EM DOIS CONTEXTOS DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64350

Palavras-chave:

Maternidade, Cuidado, Etnografia, Saúde

Resumo

O artigo procura analisar práticas de cuidado materno, nas quais as normas e moralidades que perpassam sobretudo as condutas relacionadas à saúde do bebê ligadas à alimentação e amamentação são ressignificadas e negociadas em “arranjos de cuidado” específicos, marcados por possibilidades, desejos e improvisos. As experiências que serão aqui exploradas são provenientes de dois campos de pesquisa: o primeiro realizado em uma unidade de atenção primária à saúde na cidade do Rio de Janeiro e o segundo, realizado em uma plataforma on-line sobre saúde da gestante e do bebê. A partir destes contextos, aposta-se na necessidade de afastar a ideia de um princípio universal ou geral que defina um bom ou mau cuidado, reforçando a importância de atentar-se para os diferentes marcadores e desigualdades que atravessam esta experiência, apontando para a urgência de um debate público preocupado com a democratização do cuidado.

 

Biografia do Autor

Natália Fazzioni, Fundação Oswaldo Cruz /Pós-Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz)

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz). Doutora em Antropologia Cultural (IFCS/UFRJ). Mestre em Antropologia Social (USP).  

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Fazzioni, N. (2021). NEM BOM, NEM MAU: REFLEXÕES SOBRE “ARRANJOS DE CUIDADO” MATERNO EM DOIS CONTEXTOS DE PESQUISA. (SYN)THESIS, 14(2), 18–27. https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64350

Edição

Seção

Dossiê Biopoder, Cuidado e Arranjos Familiares: reflexões sobre gênero e sexualidade hoje