APRESENTAÇÃO

Autores

  • Eudivânia de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)/ Vice-coordenadora do Laboratório de Estudos em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidades (LEGRAR).
  • Marina Nucci Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Pós-doutoranda no Instituto de Medicina Social (IMS/ UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64348

Palavras-chave:

Biopoder, Gênero, Raça, Sexualidade, Reprodução, Família

Resumo

A proposta deste dossiê emerge da necessidade de tratar questões intrínsecas às relações de gênero e sexualidade em curso na nossa sociedade, que permeiam e estruturam instituições que não só criam expectativas sobre sujeito(a)s sociais concreto(a)s, mas que também ditam e prescrevem modelos e formas de ser/estar em sociedade. Ao tratarmos de temas como cuidado e arranjos familiares – dimensões atravessadas pelo biopoder (Foucault, 1988[1976]) –, estamos lidando com projetos de humanidade. Ao mesmo tempo, caminhamos junto às negociações, em plena disputa nas práticas cotidianas, entre sujeito(a)s frente a essa estrutura. Por esse motivo, urge integrar outro(a)s e mais sujeito(a)s na disputa por reconhecimento de humanidades.

Biografia do Autor

Eudivânia de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA)/ Vice-coordenadora do Laboratório de Estudos em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidades (LEGRAR).

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-coordenadora do Laboratório de Estudos em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidades – LEGRAR-URCA. Realiza estágio pós-doutoral no programa de Mestrado profissional em Educação MPEDU-URCA.

Marina Nucci, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Pós-doutoranda no Instituto de Medicina Social (IMS/ UERJ)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutoranda no Instituto de Medicina Social (IMS/ UERJ). Bolsista Faperj Nota 10.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Oliveira, E. de, & Nucci, M. (2021). APRESENTAÇÃO. (SYN)THESIS, 14(2), 15–17. https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.64348

Edição

Seção

Dossiê Biopoder, Cuidado e Arranjos Familiares: reflexões sobre gênero e sexualidade hoje