ENTRE A MANUTENÇÃO E A RESISTÊNCIA: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DO ESPORTE NO ORIENTE MÉDIO

Autores

  • Hanin Majdi Waleed Mustafa Kassem Dawud Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Mestre em Educação Física
  • Evelise Amgarten Quitzau Universidad de la República, Uruguai/Professora
  • Viviane Teixeira Silveira Universidade do Estado de Mato Grosso/Professora
  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63717

Palavras-chave:

Esporte, Oriente Médio, Identidade Nacional

Resumo

O presente ensaio busca analisar a inserção do esporte moderno no contexto do Oriente Médio entre os seus processos de colonização e busca por independência. O artigo aborda questões a respeito da partilha do Império Otomano entre potências europeias no século XX, estabelecendo um paralelo com o surgimento da Primavera Árabe no século XXI. Encontrou-se um palco de negociações entre governo e população diante da construção e gestão de identidades nacionais. Neste cenário, o ensaio conclui que a implantação do esporte moderno apareceu como um elemento importante em meio a uma trajetória de disputas.

Biografia do Autor

Hanin Majdi Waleed Mustafa Kassem Dawud, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Mestre em Educação Física

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Educação Física (UFPR). 

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la República, Uruguai/Professora

Professora da Universidad de la República, Uruguai. Pesquisadora do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação Física (Unicamp). Graduada em Educação Física (Unicamp). 

Viviane Teixeira Silveira, Universidade do Estado de Mato Grosso/Professora

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina com período sanduíche na Université de Strasbourg. Mestre em Educação (UFPR). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación/Uruguay (SNI/ANII).  

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Professor Adjunto

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorado em Educação na Unicamp. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduação em Educação Física. Associado a Société Française D’Histoire du Sport (SFHS) e European Committee for the History of Sports (CESH).  

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Dawud, H. M. W. M. K., Quitzau, E. A., Silveira, V. T., & Moraes e Silva, M. (2021). ENTRE A MANUTENÇÃO E A RESISTÊNCIA: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DO ESPORTE NO ORIENTE MÉDIO. (SYN)THESIS, 14(1), 73–82. https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63717

Edição

Seção

Dossiê Esporte, Cultura e Sociedade: Resistências e reificações sob o prisma das ciências humanas e sociais