MARTÍN E SEBÁSTIAN: CONVERSAS COM DOIS JOGADORES SOBRE EMPREENDER-SE COMO JOGADOR DE FUTEBOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63705

Palavras-chave:

Futebol, Racionalidade neoliberal, Jogador-empresa, Desemprego, Trabalho

Resumo

Estabelecer-se no mercado de atletas pressupõe uma série de experiências e procedimentos que jovens jogadores de futebol vivenciam até não serem mais tão jovens assim. Respondendo perguntas relacionadas à profissão, Martín e Sebástian, dois jogadores argentinos, apresentam faces da realidade do trabalho esportivo. À época da realização das entrevistas (2015), ambos estavam desempregados e treinavam na equipe Jugadores Libres, mantida pelo sindicato de jogadores da Argentina, em Buenos Aires. Essa equipe funciona para manter ativos atletas sem contrato profissional, para que possam responder prontamente a uma possível demanda de trabalho, simulando as condições de treinamento, jogo e trabalho de um clube profissional, lidando assim com uma questão recente no futebol neoliberal: a preocupação com o descartede jogadores. A partir das conversas com Martín e Sebástian, apresenta-se temáticas relacionadas ao ser e não ser jogador para os profissionais e ao anonimato na profissão.

 

Biografia do Autor

Marina de Mattos Dantas, Universidade Federal do Piauí/ Professora substituta

Doutora em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com período sanduíche na Universidad de Buenos Aires). Professora substituta na Universidade Federal do Piauí e professora convidada no Instituto de Educação Continuada da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Dantas, M. de M. (2021). MARTÍN E SEBÁSTIAN: CONVERSAS COM DOIS JOGADORES SOBRE EMPREENDER-SE COMO JOGADOR DE FUTEBOL. (SYN)THESIS, 14(1), 10–20. https://doi.org/10.12957/synthesis.2021.63705

Edição

Seção

Dossiê Esporte, Cultura e Sociedade: Resistências e reificações sob o prisma das ciências humanas e sociais