PRESENÇAS NEGRAS E AS FESTAS DE SÃO BENEDITO NO BAIXO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.63162

Palavras-chave:

Festas populares, São Benedito, Etnicidade, Territorialidade, Baixo Amazonas Paraense

Resumo

Na trajetória histórica de ocupação negra da Amazônia, as festas de santos tiveram um papel importante para a formação dos quilombos, propiciando momentos de relaxamento que favoreceram fugas coletivas através de rios e florestas, assim como a organização sociopolítica e reprodução cultural dos grupos negros. Dentre os diversos santos celebrados por tais grupos, São Benedito recebe especial atenção em inúmeros festejos, em toda a calha do Rio Amazonas. Neste artigo são abordadas três festividades seculares realizadas em louvor a esse santo, em três municípios de forte presença negra na região do Baixo Amazonas Paraense: a festa do aiuê, do quilombo Jauari, em Oriximiná; a festa do marambiré, do quilombo Pacoval, em Alenquer; e festa do gambá, da cidade de Almeirim. Propõe-se, a partir dos três contextos etnográficos, discutir a importância das festas na elaboração étnica e territorial das presenças negras na Amazônia.

 

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)/ Professora Associada

Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS/Ufopa), Sociedade Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/Ufopa) e Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA).

Leide Joice Pontes Portela, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Mestranda em Geografia

Mestranda em Geografia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Geografia (UFOPA). 

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Carvalho, L. G. de, & Portela, L. J. P. (2021). PRESENÇAS NEGRAS E AS FESTAS DE SÃO BENEDITO NO BAIXO AMAZONAS. (SYN)THESIS, 13(3), 46–57. https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.63162

Edição

Seção

Dossiê Antropologia das/nas Artes: diálogos interdisciplinares