“SÊ TU, HOMEM, CAUTELOSO COM TEU CORPO E ESCUTA OS BONS CONSELHOS”: COMBATES EM PROL DE UMA NAÇÃO IDEAL EM CAXIAS/MA, DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA, À LUZ DA IMPRENSA

Autores

  • Jakson dos Santos Ribeiro Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.62468

Palavras-chave:

Imprensa, Propaganda, Ideal, Homem

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar, a partir dos anúncios voltados para o público masculino, as questões que formalizavam, dentro do contexto caxiense, uma forma de perceber esse homem envolto de mudanças que ocorriam no limiar do século XX. Além destes aspectos, propõe-se, também, analisar como a imprensa corporificava, em seus discursos, propagandas voltadas para os cuidados com o corpo. Para isso, serão examinados os anúncios veiculados na imprensa caxiense, neste recorte temporal, para perceber essa idealização de corpos saudáveis. Por essa perspectiva, pretende-se pensar, a partir dos anúncios que eram publicados pelos jornais, quais eram os males que poderiam ocasionar o mal-estar dos corpos desses homens da sociedade caxiense, naquele momento da Primeira República.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakson dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/Professor Adjunto

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em História do Maranhão (IESF). 

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

RIBEIRO, Jakson dos Santos. “SÊ TU, HOMEM, CAUTELOSO COM TEU CORPO E ESCUTA OS BONS CONSELHOS”: COMBATES EM PROL DE UMA NAÇÃO IDEAL EM CAXIAS/MA, DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA, À LUZ DA IMPRENSA. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 71–84, 2021. DOI: 10.12957/synthesis.2020.62468. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/62468. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Saúde e doença em perspectiva sociocultural: instituições, saberes e práticas de controle e cura