CRAS PARAÍSO: DESAFIO PARA OS ATENDIMENTOS COLETIVOS

Autores

  • Yohana Cordova Mazza CRAS Paraíso (Resende/RJ)/Coordenadora
  • Emanuelle Baptista Diógenes CRAS Paraíso (Resende/RJ)/Assistente Social

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60428

Palavras-chave:

CRAS, Vínculos, Família, Adesão, Vigilância

Resumo

O presente artigo pretende desvendar a realidade do território de abrangência do CRAS Paraíso, apresentando seu histórico e ainda seus limites e possibilidades de ação, tendo nos   Serviços   de   Convivência   e   Fortalecimento   de   Vínculos a estratégia principal para aproximação com a população de forma coletiva, visando ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a prevenção de vulnerabilidades e riscos sociais. O estudo objetiva conhecer os motivos pelos quais os adultos da faixa etária de 18 a 59 anos não participam de grupos de convivência.  Pretende-se identificar sugestões para a melhoria da adesão às ações de fortalecimento da convivência familiar e comunitária. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo sobre o possível esvaziamento das atividades coletivas desenvolvidas no CRAS. Foram utilizados dados da Vigilância Socioassistencial do município de Resende, do ano de 2018, para embasar a pesquisa. Dados esses de extrema importância, tendo em vista o planejamento das ações e, assim, a superação dessa dificuldade vivenciada no CRAS Paraíso.

 

Biografia do Autor

Yohana Cordova Mazza, CRAS Paraíso (Resende/RJ)/Coordenadora

Assistente Social. Coordenadora do CRAS Paraíso-Resende/RJ. Pós-Graduada em Residência Multiprofissional em Saúde/ DIP. HUCFF/UFRJ.

Emanuelle Baptista Diógenes, CRAS Paraíso (Resende/RJ)/Assistente Social

Assistente Social do CRAS Paraíso-Resende/RJ.  Especialista em Gênero e sexualidade pela UERJ.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Mazza, Y. C., & Diógenes, E. B. (2021). CRAS PARAÍSO: DESAFIO PARA OS ATENDIMENTOS COLETIVOS. (SYN)THESIS, 12(2), 104–109. https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60428

Edição

Seção

Artigos