IMPLANTAÇÃO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL NO MUNICÍPIO DE RESENDE: FORTALECIMENTO DO DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL

Autores

  • Maria Cecília Zikan Vigilância Socioassistencial do Município de Resende-RJ/Diretora
  • Leonardo Pereira Tavares Vigilância Socioassistencial do Município de Resende-RJ/Técnico (Assistente Social)
  • Catherine Neves Rocha e Silva Vigilância Socioassistencial do Município de Resende-RJ/Técnica (Socióloga)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60411

Palavras-chave:

Vigilância socioassistencial, Implantação, Assistência Social, Diagnóstico socioterritorial

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implantação da Vigilância Socioassistencial no município de Resende. Esse processo iniciou-se a partir da criação participativa de um sistema de indicadores quantitativos e qualitativos territorializados sobre a população socialmente vulnerável, para orientar a atuação da política de assistência social e fortalecer o vínculo da equipe com a produção de informações e com o público-alvo. Antes da construção participativa de indicadores da vigilância, havia a coleta de dados dos equipamentos, mas o preenchimento dos dados, diante de relatos de funcionários, não era fidedigno. Os profissionais não tinham o conhecimento de sua importância, objetivos e resultados através de diagnósticos. Sendo assim, suas informações tornavam-se insuficientes. A implantação da Vigilância Socioassistencial no Município de Resende de forma participativa proporcionou o fortalecimento da equipe profissional, a realização do levantamento minucioso e fidedigno de informações e, por sua vez, potencializou a atuação da Assistência Social, adequando as necessidades e a oferta de serviços para populações vulneráveis em seus territórios.

Palavras-chave:

Biografia do Autor

Maria Cecília Zikan, Vigilância Socioassistencial do Município de Resende-RJ/Diretora

Diretora da Vigilância Socioassistencial do Município de Resende. Psicóloga graduada na Universidade Salesiana de São Paulo; Especialista em Gestão Pública Municipal – UFF.

Leonardo Pereira Tavares, Vigilância Socioassistencial do Município de Resende-RJ/Técnico (Assistente Social)

Técnico da Vigilância Socioassistencial do Município de Resende. Assistente Social graduado na UniFoa; Graduação em Processamento de Dados - UniFoa; Graduação em rede de Computadores - UniFoa; Especialização em Docência para Ensino Superior – UniFoa.

Catherine Neves Rocha e Silva, Vigilância Socioassistencial do Município de Resende-RJ/Técnica (Socióloga)

Técnica da Vigilância Socioassistencial do Município de Resende. Mestre em Políticas Sociais – Universidade Estadual do Norte Fluminense. Socióloga graduada na Universidade Estadual do Norte Fluminense. 

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Zikan, M. C., Tavares, L. P., & Silva, C. N. R. e. (2021). IMPLANTAÇÃO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL NO MUNICÍPIO DE RESENDE: FORTALECIMENTO DO DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL. (SYN)THESIS, 12(2), 80–90. https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60411

Edição

Seção

Artigos