A MORADIA COMO SÍMBOLO DE ESTIGMA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

Autores

  • Renan Lubanco Assis Universidade de Vila Velha-ES/Pesquisador

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60184

Palavras-chave:

Interação social, Categorias sociais urbanas, Desqualificação social, Bairro

Resumo

 

Esta proposta tem por objetivo pensar como as noções acerca do morador de áreas consideradas periféricas são construídas cognitivamente e como operam em determinadas situações sociais da cidade de Campos dos Goytacazes - RJ. Para tal reflexão foram realizados trabalhos de inspiração etnográfica com a duração de dois anos em um bairro tomado como periférico na referida cidade e a análise de conteúdo de notícias impressas de periódicos locais, nos quais a localidade era retratada.  Como pano de fundo analítico tomamos emprestadas as noções de “identidade social virtual”, “identidade social real” e “estigma”, da abordagem situacionista goffmaniana, além de outras ferramentas fundamentadas no interacionismo simbólico e na fenomenologia social.

 

 

Biografia do Autor

Renan Lubanco Assis, Universidade de Vila Velha-ES/Pesquisador

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pesquisador da Universidade de Vila Velha/ES.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Assis, R. L. (2021). A MORADIA COMO SÍMBOLO DE ESTIGMA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. (SYN)THESIS, 12(2), 59–70. https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.60184

Edição

Seção

Artigos