VIGILÂNCIA EM SAÚDE E NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO GEORREFERENCIAMENTO DE DOENÇAS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES SOCIAIS

Autores

  • Vânia Morales Sierra Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Professora
  • Pedro Guimarães Coscarelli Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Professor; Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro/Médico
  • Fernanda Cristina de Souza Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro)/Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Gestão e Informação (NEGI)

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.58548

Palavras-chave:

Vigilância, Saúde, Assistência Social, Georreferenciamento, Vulnerabilidade Social

Resumo

Vigilância significa o controle sobre situações que poderiam ter sido evitadas ou que necessitam de intervenção, em vista do risco à cidadania e/ou à vida. Expressa o exercício do poder público sobre os sujeitos ou sobre os serviços, em determinado território, com a finalidade de prevenção, controle e erradicação de situações de vulnerabilidades e riscos. Esse artigo apresenta os resultados da análise georreferenciada da sífilis no período de 2010 até 2017, referentes aos municípios de Queimados e Resende, com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Nas últimas décadas observou-se um aumento das notificações de casos de sífilis e, em 2016, a doença foi declarada como um grave problema de saúde pública no Brasil. A metodologia desenvolvida associa a prevalência desta doença com outros dados que retratam vulnerabilidades sociais no território, extraídos do Cadastro Único da Assistência Social e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise georreferenciada contribui para efetividade de seguridade social pela possibilidade de fornecer subsídios para ações que integram vigilância em saúde e em assistência social.

Biografia do Autor

Vânia Morales Sierra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Professora

Professora Doutora da Faculdade de Serviço Social da UERJ, membro do corpo p ermanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ. Coordenadora do Núcleo de Gestão e Informação (NEGI) da UERJ. 

Pedro Guimarães Coscarelli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Professor; Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro/Médico

*Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da UERJ e médico (Clínica Médica e Vigilância em Saúde) na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.  

Fernanda Cristina de Souza Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro)/Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Gestão e Informação (NEGI)

Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Sierra, V. M., Coscarelli, P. G., & Pereira, F. C. de S. (2021). VIGILÂNCIA EM SAÚDE E NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO GEORREFERENCIAMENTO DE DOENÇAS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES SOCIAIS. (SYN)THESIS, 12(1), 68–75. https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.58548

Edição

Seção

Artigos