FOUCAULT NAS MARGENS DO ESTADO: SOBRE A ATUALIDADE DA "GESTÃO DIFERENCIAL DOS ILEGALISMOS"

Autores

  • Daniel Soares Rumbelsperger Rodrigues Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE/RJ) e Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM)/Docente.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2019.58500

Palavras-chave:

Gestão diferencial dos ilegalismos, Margens do Estado, Favelas, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo realiza uma reflexão sobre a atualidade da noção foucaultiana de “gestão diferencial dos ilegalismos”; para isso, a localiza no interior da proposta, avançada por Veena Das e Deborah Poole, de uma antropologia do Estado desde as suas margens. Discutindo o lugar daquela noção nesta proposta de uma antropologia das (e nas) margens do Estado, o trabalho defende a ideia – tomando a cidade do Rio de Janeiro como ilustração – de que esta perspectiva é uma chave analítica particularmente produtiva na compreensão dos dilemas brasileiros da violência e da segregação urbanas.

 

Biografia do Autor

Daniel Soares Rumbelsperger Rodrigues, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE/RJ) e Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM)/Docente.

Doutor e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Docente  da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE/RJ) e da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM).

 

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

RODRIGUES, Daniel Soares Rumbelsperger. FOUCAULT NAS MARGENS DO ESTADO: SOBRE A ATUALIDADE DA "GESTÃO DIFERENCIAL DOS ILEGALISMOS". (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 1–16, 2021. DOI: 10.12957/synthesis.2019.58500. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/58500. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos