NARRATIVA DE ALTERIDADES: “FAZERESSABERES” MIGRATÓRIOS NOS CURRÍCULOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.48384Palavras-chave:
Refugiados. Redes Educativas, Cotidianos, Fazeressaberes, CinemaResumo
O planeta encontra-se hoje na maior crise humanitária registrada pela História e uma grande parte da população mundial encontra-se em deslocamento por razões extremas, em busca da sobrevivência. Moreira nos alerta para o fato da mobilidade humana ser um fenômeno mundial e de grandes dimensões. Com Alves, abordamos o tema no contexto das redes educativas, pois é um caminho para conhecermos sobre o assunto e desmistificarmos preconceitos. Para isso, Bobbio nos alerta que o preconceito é uma opinião errônea. Com Deleuze pensamos o cinema como artefato cultural potente nas conversas com estudantes e com o intuito de sensibilizá-los para um fato que muitas vezes faz parte da história familiar de cada um de nós. E com Dubois, trazemos o vídeo como um dispositivo de questionamento na tensão imagem-arte provocando nos expectadores o sentimento de alteridade.
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