NARRATIVA DE ALTERIDADES: “FAZERESSABERES” MIGRATÓRIOS NOS CURRÍCULOS

Autores

  • Marcelo Ferreira Machado Rede Estadual e particular de Ensino do Rio de Janeiro/ Professor
  • Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues Consórcio Cederj/UERJ/ Professora tutora no curso de Licenciatura em Pedagogia
  • Noale Toja Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, Rio de Janeiro/ Coordenadora do projeto Oi Kabum! Lab

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.48384

Palavras-chave:

Refugiados. Redes Educativas, Cotidianos, Fazeressaberes, Cinema

Resumo

O planeta encontra-se hoje na maior crise humanitária registrada pela História e uma grande parte da população mundial encontra-se em deslocamento por razões extremas, em busca da sobrevivência. Moreira nos alerta para o fato da mobilidade humana ser um fenômeno mundial e de grandes dimensões. Com Alves, abordamos o tema no contexto das redes educativas, pois é um caminho para conhecermos sobre o assunto e desmistificarmos preconceitos. Para isso, Bobbio nos alerta que o preconceito é uma opinião errônea. Com Deleuze pensamos o cinema como artefato cultural potente nas conversas com estudantes e com o intuito de sensibilizá-los para um fato que muitas vezes faz parte da história familiar de cada um de nós. E com Dubois, trazemos o vídeo como um dispositivo de questionamento na tensão imagem-arte provocando nos expectadores o sentimento de alteridade.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Machado, Rede Estadual e particular de Ensino do Rio de Janeiro/ Professor

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Processos Formativos e Desigualdade Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor de Geografia na Rede Estadual e particular de Ensino do Rio de Janeiro.

Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues, Consórcio Cederj/UERJ/ Professora tutora no curso de Licenciatura em Pedagogia

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Professora tutora no curso de Licenciatura em Pedagogia no consórcio Cederj/UERJ.

Noale Toja, Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, Rio de Janeiro/ Coordenadora do projeto Oi Kabum! Lab

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) É coordenadora do projeto Oi Kabum! Lab, espaço de criação em arte e tecnologia, junto ao Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Machado, M. F., Rodrigues, M. do C. de M. M., & Toja, N. (2020). NARRATIVA DE ALTERIDADES: “FAZERESSABERES” MIGRATÓRIOS NOS CURRÍCULOS. (SYN)THESIS, 10(2), 25–33. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.48384

Edição

Seção

Artigos