O PLANO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

  • Crisitiane Queiroz Leite Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Doutoranda em Serviço Social

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47147

Palavras-chave:

Política de Educação Superior, Expansão da Educação, Política de Assistência Estudantil

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o significado do Plano de Assistência Estudantil no contexto de expansão da Educação Superior pública. A reflexão crítica desse processo considera a problematização das políticas sociais em tempos de hegemonia do capital financeiro; do processo de expansão da Educação Superior no contexto de reestruturação do fundo público; e a reflexão da Assistência Estudantil neste processo de expansão. Conclui que essa dinâmica contribui para um processo de naturalização das desigualdades produzidas pelo capital, ao mesmo tempo em que valoriza a educação como uma das vias principais para o desenvolvimento de políticas sociais de inclusão.

Biografia do Autor

Crisitiane Queiroz Leite Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Doutoranda em Serviço Social

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Serviço Social pela UERJ. Email: 

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

Carvalho, C. Q. L. (2019). O PLANO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. (SYN)THESIS, 10(1), 111–119. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47147

Edição

Seção

Artigos