INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Vânia Morales Sierra UERJ/Professora Adjunta
  • Pedro Guimarães Coscarelli UERJ/Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47114

Palavras-chave:

Internacionalização, Universidades, Brasil

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de apresentar uma breve revisão da literatura sobre a internacionalização das universidades no Brasil, destacando o processo do seu desenvolvimento até o momento atual, além de incorporar a concepção de internacionalização e sua relação com os processos de globalização econômica. Aborda a temática da avaliação das universidades pelos rankings nacionais e internacionais e ressalta os desafios da internacionalização nas universidades brasileiras. Mais do que se concentrar sobre as vantagens e desafios, este artigo defende a internacionalização pelas possibilidades que fornece a valorização e a permanência das universidades públicas do país.

 

Biografia do Autor

Vânia Morales Sierra, UERJ/Professora Adjunta

Professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da UERJ, membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ.

Pedro Guimarães Coscarelli, UERJ/Professor Adjunto

Professor doutor da Faculdade de Educação Física da UERJ e médico (Clínica Médica e Vigilância em Saúde) na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Sierra, V. M., & Coscarelli, P. G. (2019). INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. (SYN)THESIS, 10(1), 65–74. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47114

Edição

Seção

Artigos