PROFISSIONAIS DE SAÚDE E O PROCESSO DE DESMONTE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47113Palavras-chave:
Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Hospitais Universitários, Política pública, EmancipaçãoResumo
A análise de manifestações colhidas em entrevistas nos Hospitais Universitários (HU)s de duas universidades públicas revela que a maioria de profissionais formadores, em um espaço privilegiado de resgate da indissociabilidade ensino, pesquisa, extensão, não acredita e/ou desconhece o SUS; não tem ou desconhece o caráter autônomo da universidade; não participa e/ou desconhece os conselhos; mantém uma concepção de saúde diversa da presente na CF de 1988. Na análise por categoria profissional, são os assistentes sociais que mostram mais conhecimento da CF de 1988 e defesa do espaço público. Respostas colhidas na primeira década dos anos 2000 nos levam a questionar em que medida a realidade apreendida integra o complexo causal da frágil resistência, no que se refere aos profissionais de nível superior da área da saúde, ao gradativo processo de desmonte das garantias sociais asseguradas na CF de 1988, aprofundado pelo atual governo Temer, dentre outras questões, através da reforma trabalhista e congelamento dos gastos públicos e ataque frontal ao SUS e SUAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.