PROFISSIONAIS DE SAÚDE E O PROCESSO DE DESMONTE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores

  • Ana Maria de Vasconcelos UERJ/Professora Associada
  • Ana Beatriz Lopes UERJ/Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social
  • Délis Ferreira Pinto UERJ/Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47113

Palavras-chave:

Serviço Social, Sistema Único de Saúde, Hospitais Universitários, Política pública, Emancipação

Resumo

A análise de manifestações colhidas em entrevistas nos Hospitais Universitários (HU)s de duas universidades públicas revela que a maioria de profissionais formadores, em um espaço privilegiado de resgate da indissociabilidade ensino, pesquisa, extensão, não acredita e/ou desconhece o SUS; não tem ou desconhece o caráter autônomo da universidade; não participa e/ou desconhece os conselhos; mantém uma concepção de saúde diversa da presente na CF de 1988. Na análise por categoria profissional, são os assistentes sociais que mostram mais conhecimento da CF de 1988 e defesa do espaço público. Respostas colhidas na primeira década dos anos 2000 nos levam a questionar em que medida a realidade apreendida integra o complexo causal da frágil resistência, no que se refere aos profissionais de nível superior da área da saúde, ao gradativo processo de desmonte das garantias sociais asseguradas na CF de 1988, aprofundado pelo atual governo Temer, dentre outras questões, através da reforma trabalhista e congelamento dos gastos públicos e ataque frontal ao SUS e SUAS.

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Ana Maria de Vasconcelos, UERJ/Professora Associada

 Assistente social/UFF; doutora e pós-doutora/UFRJ; professora associada da UERJ e pesquisadora CNPq/FAPERJ. Coordena o NEEPSS (Núcleo de Estudos, Ensino e Pesquisa em Serviço Social).

 

Ana Beatriz Lopes, UERJ/Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social

Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado Rio de Janeiro/pesquisadora voluntária do NEEPSS.

Délis Ferreira Pinto, UERJ/Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social

Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado Rio de Janeiro/pesquisadora bolsista de Iniciação Científica/CNPq do NEEPSS.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Vasconcelos, A. M. de, Lopes, A. B., & Pinto, D. F. (2019). PROFISSIONAIS DE SAÚDE E O PROCESSO DE DESMONTE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. (SYN)THESIS, 10(1), 55–64. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47113

Edição

Seção

Artigos