A “REFORMA” UNIVERSITÁRIA NEOLIBERAL NOS GOVERNOS DE FHC E LULA EM QUESTÃO

Autores

  • Jorge Alberto Saboya Pereira UERJ (Instituto de Aplicação)/ Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47111

Palavras-chave:

Reforma Universitária, Governo FHC, Governo Lula, Banco Mundial

Resumo

Com base nos estudos de autores renomados na área, objetivamos demonstrar que a chamada “Reforma” Universitária apresentada inicialmente pelo governo Fernando Henrique Cardoso e posteriormente aprofundada na sua execução pelo governo Lula da Silva teve como objetivo cumprir normas programáticas estabelecidas pelo Banco Mundial visando a mercantilização da educação pública, principalmente a educação superior. Fizemos um uso reiterado de diversas citações dos autores mencionados com o objetivo de elucidarmos a forma com que governos que se denominam democráticos conduziram uma “reforma” tão importante no quadro educacional brasileiro.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alberto Saboya Pereira, UERJ (Instituto de Aplicação)/ Professor Adjunto

Professor Adjunto do Instituto de Aplicação da UERJ . Mestre em Direito pela UGF e Doutor em Serviço Social pelo PPGSS da UERJ.  

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

PEREIRA, Jorge Alberto Saboya. A “REFORMA” UNIVERSITÁRIA NEOLIBERAL NOS GOVERNOS DE FHC E LULA EM QUESTÃO. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 41–54, 2019. DOI: 10.12957/synthesis.2017.47111. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/47111. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos