A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. DE QUE FORMA COMEÇAMOS E COMO ESTAMOS HOJE?

Autores

  • Christiane Itabaiana Martins Romeo Ibmec-RJ/Professora
  • Lier Pires Ferreira Ibmec-RJ/Professor Colégio Pedro II/Professor
  • Ricardo Basílio Weber IUPERJ/UCAM / Professor

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47109

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Brasil, Pensamento Político Brasileiro

Resumo

Este artigo perpassa a construção social do ensino superior no Brasil entre 1889 e 2018. O texto parte de uma reflexão que associa diferentes conjunturas com as respectivas concepções prevalecentes sobre o papel do ensino superior, ensaiando um amplo resgate que vai das suas origens, no século XIX, até os dias atuais. A pesquisa bibliográfica, amparada em uma metodologia socio-histórica, termina debatendo os desafios atuais que se apresentam para o ensino superior no Brasil, no contexto de um governo originalmente transitório e claramente descomprometido com as camadas populares ou com a democratização da educação.

 

 

 

Biografia do Autor

Christiane Itabaiana Martins Romeo, Ibmec-RJ/Professora

Doutora em Ciência Política.

Lier Pires Ferreira, Ibmec-RJ/Professor Colégio Pedro II/Professor

Doutor em Direito. Pesquisador do PROEALC/UERJ, do e do CEBRAD/UERJ. Pesquisador do NUPES/CP2 e do COLABOREH/CP2.

Ricardo Basílio Weber, IUPERJ/UCAM / Professor

Doutor em Política Internacional. Coordenador Acadêmico e Professor do curso de Relações Internacionais do IUPERJ/UCAM.

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

Romeo, C. I. M., Ferreira, L. P., & Weber, R. B. (2019). A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. DE QUE FORMA COMEÇAMOS E COMO ESTAMOS HOJE?. (SYN)THESIS, 10(1), 22–30. https://doi.org/10.12957/synthesis.2017.47109

Edição

Seção

Artigos