O lugar dos homens no Programa Bolsa Família: desafios e percepções para a inclusão

Autores

  • Daniel de Souza Campos Doutorando do programa de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador colaborador do IFF/Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.42253

Palavras-chave:

Homens, Masculinidades, Gênero, Proteção Social, Bolsa Família.

Resumo

Tomando como objeto de análise a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o artigo busca problematizar o lugar dos homens na política de proteção social brasileira, a partir dos seguintes eixos de discussão: relações de gênero, masculinidades e proteção social. Destaca-se a reflexão sobre o acesso dos homens ao Programa Bolsa Família, visto que o seu foco reside na díade mãe-filhos e o não reconhecimento dos homens como possíveis sujeitos de direitos. Conclui-se que pensar os homens como sujeito da/na política de proteção social se constitui um desafio, sendo estratégico enfrentar a sua (in)visibilidade no acesso a este e outros programas da PNAS.

 

Biografia do Autor

Daniel de Souza Campos, Doutorando do programa de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador colaborador do IFF/Fiocruz.

Assistente Social. Mestre em Ciências pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). 

Downloads

Publicado

2019-05-06

Como Citar

Campos, D. de S. (2019). O lugar dos homens no Programa Bolsa Família: desafios e percepções para a inclusão. (SYN)THESIS, 9(1), 41–50. https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.42253

Edição

Seção

Artigos