LGBT+ Negras: conhecimento e políticas em revista

Autores

  • Joilson Santana Marques Junior Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Bolsista CNPQ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.42201

Palavras-chave:

LGBT Negra. LGBT fobia, Diversidade sexual, Gênero, Racismo.

Resumo

A partir da percepção teórica e da vivência do ser negro e gay, percebemos a interação dessas categorias e do que elas significam enquanto construção de identidade, bem como a maior ou menor vulnerabilidade em relação ao preconceito e às especificidades dessa população que enfrenta uma discriminação intercalada. As políticas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) têm em alguma medida articulado essas questões. A partir desses aspectos procuramos: 1) revisar os marcos regulatórios das políticas LGBT, de âmbito nacional, identificando seu enlace com a luta antirracista; 2) mapear na Revista Estudos Feministas a temática racial e de diversidade sexual e de gênero. Concluímos que alguns avanços tem ocorrido em relação a publicização de questões relacionadas ao ser LGBT negro, mas há indícios de haver ainda pouca produção de conhecimento sobre o tema.  

Biografia do Autor

Joilson Santana Marques Junior, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Bolsista CNPQ.

Assistente Social. Mestre em Ciências pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ).  Pesquisador associado ao Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos da Universidade do Estado do rio de Janeiro (PROAFRO/UERJ).

Downloads

Publicado

2019-05-06

Como Citar

Marques Junior, J. S. (2019). LGBT+ Negras: conhecimento e políticas em revista. (SYN)THESIS, 9(1), 17–27. https://doi.org/10.12957/synthesis.2016.42201

Edição

Seção

Artigos