PUNIÇÃO E TRATAMENTO: AS FACES CONTRADITÓRIAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Lobelia da Silva Faceira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25835

Palavras-chave:

Punição, Prisão, Política Pública, Tratamento Penal

Resumo

O artigo foi produzido a partir de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Práticas Sociais e Pesquisas sobre Violência, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO), que têm como objeto de estudo a memória social dos sistemas punitivos. Nesse sentido, o trabalho tem a proposta de apresentar reflexões críticas sobre as contradições implícitas no sistema penitenciário brasileiro, destacando sua proposta antagônica de configurar um espaço de privação de liberdade e tratamento penitenciário. Historicamente, as formas de punição atendem aos interesses ideológicos, políticos e econômicos da estrutura social. Pensando o cenário contemporâneo, as formas punitivas e coercitivas atendem à lógica restritiva e de desmonte do Estado Democrático de Direito e, paralelamente, à intensificação do Estado Penal e gestor de políticas públicas restritivas e assistencialistas.

Biografia do Autor

Lobelia da Silva Faceira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Faceira, L. da S. (2017). PUNIÇÃO E TRATAMENTO: AS FACES CONTRADITÓRIAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. (SYN)THESIS, 8(1), 127–137. https://doi.org/10.12957/synthesis.2015.25835

Edição

Seção

Artigos