ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR? O IMIGRANTE NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Elaine Pereira Rocha University of the West Indies, campus Cave Hill, Barbados.

DOI:

https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19585

Palavras-chave:

Imigração, Racismo, Caribe, Integração, História dos negros

Resumo

O Brasil é um país conhecido por suas políticas de tolerância racial e é notávelque os brasileiros nunca tenham experimentado as leis de segregação, exclusão, ou qualquer tipo de regulação que discrimine pessoas com base em sua origem racial. Os turistas estrangeiros e imigrantes muitas vezes comentam o quão acolhedora é a sociedade brasileira para com os forasteiros. A realidade, porém, é bem diferente do mito, numa sociedade em que pessoas negras sofrem discriminação racial, que lhes restringe a sua mobilidade social e econômica, herança da abolição tardia. No início do século XX, o Brasil recebeu milhares de trabalhadores, imigrantes europeus, altamente valorizados nasociedade brasileira, em contraste com o baixo status concedido a negros e mulatos. No mesmo período, os estados do norte receberam imigrantes negros caribenhos trazidos ao país por empresas britânicas entre 1900 e 1920. A análise dos desafios enfrentados por este pequeno grupo de imigrantes para a Amazônia, na sua busca de adaptação e assimilação, é assunto novo na historiografia brasileira. Hoje, um século mais tarde, o fenômeno se repetequando um novo grupo de imigrantes negros, os haitianos, que chegam à Amazônia após o terremoto de 2010, enfrentam os mesmos desafios. Este estudo tem como objetivo comparar as repercussões dessas correntes de imigração na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Elaine Pereira Rocha, University of the West Indies, campus Cave Hill, Barbados.

Mestre em História pela PUC-SP. Mestre em História Cultural pela University of Pretoria (África do Sul). Doutora em História Social pela USP. Coordenadora da Área de História da América Latina da University of the West Indies. Professora Titular do Departamento de História e Filosofia da University of the West Indies, Campus Cave Hill, Barbados.

Downloads

Como Citar

Rocha, E. P. (2016). ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR? O IMIGRANTE NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. (SYN)THESIS, 7(2), 121–132. https://doi.org/10.12957/synthesis.2014.19585

Edição

Seção

Artigos