DA ASSISTÊNCIA RELIGIOSA À ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL NO ÂMBITO HOSPITALAR

Autores

  • Vera Lúcia da Silva Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Palavras-chave:

Assistência Espiritual, Hospital, Religião Messiânica

Resumo

Na atualidade, a Assistência Espiritual tem obtido atenção por parte do espaço acadêmico, visto que cresce o número de estudos científicos relacionados com as implicações e influências da interface espiritualidade/religiosidade na área de saúde. Ressalta-se a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (2005), que considera a identidade da pessoa portadora das dimensões biológicas, psicológicas, sociais, culturais e espirituais (p. 5). O cuidado espiritual neste trabalho será entendido como Assistência Espiritual que, segundo Miller (1999), trata do apoio e conforto oferecido às pessoas em relação à vida e às questões existenciais de fé em algo maior do que si mesmo e não circunscrito apenas na matéria (p.110). Este estudo tem características qualitativas e descritivas. Foi utilizado um questionário aberto como instrumento e a amostra foi constituída de dez pacientes, que assinaram o termo de livre consentimento, firmando a manutenção do anonimato. A análise dos dados seguiu o mapeamento dos discursos dos pacientes, empregando a técnica de análise do conteúdo, a partir de Bardin (2000). A fundamentação teórica contou com Miller (1999), Battistella, Masiero e Saad (2001), a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (2005) e Vasconcelos (2006). O estudo evidenciou que a Assistência Espiritual colabora para a recuperação da saúde do paciente através do acolhimento, do otimismo, da oração, da fé e da força. Destaca-se como ponto de extrema significação a prática do amor incondicional ao paciente, independente do seu credo religioso.

Biografia do Autor

Vera Lúcia da Silva, Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Ministra Adjunta da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, responsável pela Assessoria de Assistência Religiosa da Área Rio Capital e responsável pelo Setor de Saúde e Espiritualidade da Fundação Mokiti Okada, no Rio de Janeiro. Médica – Especialista em Administração Hospitalar – PUC - RJ (1991), Especialista em Medicina do Trabalho - Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (1992), Especialização em Medicina Psicossomática - Instituto de Medicina Psicossomática do RJ (1997). Especialização em Aperfeiçoamento Técnico em Psiquiatria - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006). Especialização em Teologia com Ênfase em Capelania – Faculdade Messiânica (2013). Pesquisadora associada do PROEPER/CCS – UERJ (desde2005). Representante da Igreja Messiânica Mundial do Brasil da Assistência Espiritual/Religiosa nos hospitais do Rio de Janeiro: no Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual (NAVE), desenvolvido no Instituto Nacional do Câncer I (INCA I); no Comitê de Reconforto Espiritual e Religioso (CRER) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO); no Comitê de Acolhimento Inter-religioso e Espiritual na Saúde (CAIES) do Hospital Municipal Salgado Filho e do Hospital Municipal Piedade; da Capelania no Instituto Nacional do Câncer IV e da Assistência Espiritual realizada pela Igreja Messiânica na Casa de Repouso Santa Isabel.

Downloads

Como Citar

da Silva, V. L. (2015). DA ASSISTÊNCIA RELIGIOSA À ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL NO ÂMBITO HOSPITALAR. (SYN)THESIS, 6(2), 195–206. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/13618

Edição

Seção

Artigos