DA ARTE DA GUERRA À ARTE DE VIVER – O TAI CHI NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberto Melo Instituto Tao-in UERJ
  • Ronaldo Varejão Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana
  • Elô Brito Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana
  • Alessandra Câmara
  • Jeferson Gomes

Palavras-chave:

Educação, Ciências da saúde, Ciências sociais, Medicina chinesa, Tai Chi

Resumo

O principal objetivo deste artigo é mostrar como o Tai Chi pode contribuir para asociedade em aspectos como o processo educativo, contingenciando ainda questões sociais. A abordagem proposta sugere administrar uma matriz socioeducacional voltada para o ser humano em si, seja como indivíduo, seja na identificação de seu papel em seu nicho social. O esforço para aplicação de conceitos simples, apesar de subjetivos, pode trazer mudanças significativas em nossa sociedade ao trabalhar o indivíduo em sua essência. Como exemplo, o conceito de que no universo a vida é representada por movimento e mudança (transformação contínua), auxilia a lidar com condições críticas da realidade de nossa sociedade — como situações de risco, vulnerabilidade social e segurança alimentar — pelo desenvolvimento de habilidades de adaptação, análise e transformação. Apresenta-se também um pouco do contexto histórico do Tai Chi, trazendo informação sobre essa arte, seja marcial, seja de viver.

Biografia do Autor

Roberto Melo, Instituto Tao-in UERJ

Mestre em Tai Chi, Instituto Tao-in.

Ronaldo Varejão, Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana

Mestrado Em Ciência da Motricidade Humana (LABIMH-RJ), Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana (GDLAM).

Elô Brito, Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana

Mestrado Em Ciência da Motricidade Humana (LABIMH-RJ), Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana (GDLAM).

Alessandra Câmara

Doutorado em Engenharia Elétrica (COPPE/UFRJ), Instrutora de Shaivagama Yôga.

Jeferson Gomes

Mestrado em Ciências Sociais da Religião com ênfase em Semiótica (TRANSAMERICA- RJ), Professor da Técnica de Alexsander.

Downloads

Como Citar

Melo, R., Varejão, R., Brito, E., Câmara, A., & Gomes, J. (2015). DA ARTE DA GUERRA À ARTE DE VIVER – O TAI CHI NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO. (SYN)THESIS, 6(2), 179–193. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/13617

Edição

Seção

Artigos