DA ARTE DA GUERRA À ARTE DE VIVER – O TAI CHI NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Ciências da saúde, Ciências sociais, Medicina chinesa, Tai ChiResumo
O principal objetivo deste artigo é mostrar como o Tai Chi pode contribuir para asociedade em aspectos como o processo educativo, contingenciando ainda questões sociais. A abordagem proposta sugere administrar uma matriz socioeducacional voltada para o ser humano em si, seja como indivíduo, seja na identificação de seu papel em seu nicho social. O esforço para aplicação de conceitos simples, apesar de subjetivos, pode trazer mudanças significativas em nossa sociedade ao trabalhar o indivíduo em sua essência. Como exemplo, o conceito de que no universo a vida é representada por movimento e mudança (transformação contínua), auxilia a lidar com condições críticas da realidade de nossa sociedade — como situações de risco, vulnerabilidade social e segurança alimentar — pelo desenvolvimento de habilidades de adaptação, análise e transformação. Apresenta-se também um pouco do contexto histórico do Tai Chi, trazendo informação sobre essa arte, seja marcial, seja de viver.Downloads
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