DA ARTE DA GUERRA À ARTE DE VIVER – O TAI CHI NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Roberto Melo Instituto Tao-in UERJ
  • Ronaldo Varejão Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana
  • Elô Brito Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana
  • Alessandra Câmara
  • Jeferson Gomes

Palavras-chave:

Educação, Ciências da saúde, Ciências sociais, Medicina chinesa, Tai Chi

Resumo

O principal objetivo deste artigo é mostrar como o Tai Chi pode contribuir para asociedade em aspectos como o processo educativo, contingenciando ainda questões sociais. A abordagem proposta sugere administrar uma matriz socioeducacional voltada para o ser humano em si, seja como indivíduo, seja na identificação de seu papel em seu nicho social. O esforço para aplicação de conceitos simples, apesar de subjetivos, pode trazer mudanças significativas em nossa sociedade ao trabalhar o indivíduo em sua essência. Como exemplo, o conceito de que no universo a vida é representada por movimento e mudança (transformação contínua), auxilia a lidar com condições críticas da realidade de nossa sociedade — como situações de risco, vulnerabilidade social e segurança alimentar — pelo desenvolvimento de habilidades de adaptação, análise e transformação. Apresenta-se também um pouco do contexto histórico do Tai Chi, trazendo informação sobre essa arte, seja marcial, seja de viver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Melo, Instituto Tao-in UERJ

Mestre em Tai Chi, Instituto Tao-in.

Ronaldo Varejão, Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana

Mestrado Em Ciência da Motricidade Humana (LABIMH-RJ), Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana (GDLAM).

Elô Brito, Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana

Mestrado Em Ciência da Motricidade Humana (LABIMH-RJ), Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano da Maturidade Humana (GDLAM).

Alessandra Câmara

Doutorado em Engenharia Elétrica (COPPE/UFRJ), Instrutora de Shaivagama Yôga.

Jeferson Gomes

Mestrado em Ciências Sociais da Religião com ênfase em Semiótica (TRANSAMERICA- RJ), Professor da Técnica de Alexsander.

Downloads

Como Citar

MELO, Roberto; VAREJÃO, Ronaldo; BRITO, Elô; CÂMARA, Alessandra; GOMES, Jeferson. DA ARTE DA GUERRA À ARTE DE VIVER – O TAI CHI NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 179–193, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/13617. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos