RELEVÂNCIA DAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS RECENTES: UMA APRECIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Alberto de Mello e Souza Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Léo da Rocha Ferreira Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Mudanças institucionais, Educação brasileira

Resumo

O artigo tem como objetivo principal examinar as mudanças recentes das políticas públicas educacionais e seu impacto na educação brasileira. O círculo vicioso educacional é o argumento central para explicar os desequilíbrios existentes nos diferentes níveis educacionais brasileiros. Conclui-se que há um claro sinal de um forte ajuste no ensino superior. No entanto, na educação básica e, em especial no ensino médio, as respostas aos seus desafios são insuficientes para produzir ganhos compatíveis com a dimensão dos problemas.

Biografia do Autor

Alberto de Mello e Souza, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Léo da Rocha Ferreira, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular e Diretor do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Como Citar

Souza, A. de M. e, & Ferreira, L. da R. (2015). RELEVÂNCIA DAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS RECENTES: UMA APRECIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. (SYN)THESIS, 6(2), 151–156. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/13581

Edição

Seção

Artigos