VALOR DA MARCA: QUESTÃO QUE UNE MARKETING A CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Marca, Valor da marca, Ativos intangíveis, IFRS.Resumo
Podendo proporcionar benefícios a todos os públicos de interesse (ditos stakeholders) das organizações, as marcas comerciais constituem um tipo especial de ativo intangível, ao lado de patentes e direitos autorais, cada vez mais expressivos na composição patrimonial das empresas, repercutindo na sua competitividade e influindo na estratégia das mesmas. O valor contábil das marcas, entretanto, ainda é significativamente inferior ao seu valor econômico. Assim, no momento em que o Brasil vivencia a transição para as International Financial Reporting Standards (IFRS), o presente estudo, no âmbito de projeto de pesquisa em andamento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), objetiva apontar causas e impactos da distorção entre os valores econômico e contábil das marcas, além de analisar as restrições normativas relativas à contabilização das mesmas. Pretende-se, com isso, identificar, a partir da percepção de profissionais do mercadoe do ambiente acadêmico, que a questão primária para a solução dessa problemática está na confiabilidade da mensuração do seu valor monetário: uma aproximação ideal entre a avaliação mercadológica das marcas e aquela que se reflete em seus demonstrativos financeiros.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.