PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES

Autores

  • Lorraynne Oliveira-Souza
  • Irene Candido-Fonseca
  • João Gabriel Gouvêa-Silva
  • Anna Carina Antunes e Defaveri
  • João Carlos Silva
  • Ygor Jessé Ramos Centro de Responsabilidade Socioambiental - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-4443-1008

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2023.65184

Palavras-chave:

Educação em saúde, Plantas medicinais, Responsabilidade Socioambiental, Etnobotânica

Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender e documentar o conhecimento acerca do uso plantas medicinais dos responsáveis dos educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que residem em áreas urbanas e incentivar a interação entre responsável-aluno no ambiente de aprendizagem. Foram realizadas reuniões mensais com atividades participativas em cinco etapas diferentes para atingir os objetivos propostos. O grupo foi composto por 68 responsáveis, sendo 75% representado pelo sexo feminino e 25% pelo sexo masculino com uma variação de faixa etária entre 25 a 75 anos. Os responsáveis mencionaram a utilização de 65 espécies distribuídas em 35 famílias. Conclui-se que o presente estudo evidencia uma metodologia de educação em saúde exitosa, que aproxima a comunidade científica da população, gerando conhecimento, saúde e autonomia para o indivíduo.

Biografia do Autor

Ygor Jessé Ramos, Centro de Responsabilidade Socioambiental - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. Doutor e mestre em Biologia Vegetal pela UERJ/Farmanguinhos - FIOCRUZ na área de plantas medicinais e metabolismo secundário. Especialista em Gestão da Inovação de Fitomedicamento - FIOCRUZ/Farmaguinhos, em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Instituto Brasileiro de Formação de Educadores São Paulo e em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápico pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui atuação como assessor técnico laboratorial e docente do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Professor do curso de Farmácia da Universidade Castelo Branco (UCB). Realiza consultorias nas áreas de tecnologia farmacêutica e de produtos naturais para empresas públicas e privadas.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Oliveira-Souza, L., Candido-Fonseca, I., Gouvêa-Silva, J. G., Defaveri, A. C. A. e, Silva, J. C., & Ramos, Y. J. (2023). PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES. Revista Internacional De Ciências, 13(1), 4–21. https://doi.org/10.12957/ric.2023.65184