PLANTAS MEDICINAIS EM ÁREAS URBANAS: FERRAMENTA PARA ABORDAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM NÚCLEOS FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2023.65184Palavras-chave:
Educação em saúde, Plantas medicinais, Responsabilidade Socioambiental, EtnobotânicaResumo
O presente estudo teve por objetivo compreender e documentar o conhecimento acerca do uso plantas medicinais dos responsáveis dos educandos do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro que residem em áreas urbanas e incentivar a interação entre responsável-aluno no ambiente de aprendizagem. Foram realizadas reuniões mensais com atividades participativas em cinco etapas diferentes para atingir os objetivos propostos. O grupo foi composto por 68 responsáveis, sendo 75% representado pelo sexo feminino e 25% pelo sexo masculino com uma variação de faixa etária entre 25 a 75 anos. Os responsáveis mencionaram a utilização de 65 espécies distribuídas em 35 famílias. Conclui-se que o presente estudo evidencia uma metodologia de educação em saúde exitosa, que aproxima a comunidade científica da população, gerando conhecimento, saúde e autonomia para o indivíduo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.