AGRAVOS NA SAÚDE RESPIRATÓRIA DAS POPULAÇÕES PRÓXIMAS ÀS UNIDADES DE BLENDAGEM NO MUNICÍPIO DE MAGÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2022.56979

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Blendagem, Coprocessamento, Poluição Atmosférica

Resumo

A blendagem de resíduos é uma técnica de mistura de diversos resíduos, viabilizando-os para aplicação em fornos de cimenteiras, substituindo a matéria-prima ou energética do processo de fabricação do cimento. Todavia, existe o receio da potencial poluição do ar oriunda da blendagem, e das consequências na saúde das populações que residem próximo a essas empresas em decorrência desta poluição. A pesquisa teve como objetivo analisar os agravos na saúde das populações vizinhas às unidades de blendagem no município de Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro. Foram levantados dados da qualidade do ar fornecidos pelo INEA, dados de internações por doenças respiratórias, providos pelo site DATASUS e aplicação do questionário de Sintomas Respiratórios do British Medical Research Council. Os resultados mostraram a existência de correlações entre sintomas respiratórios, qualidade do ar e o processo de fabricação do blend em Magé.

Biografia do Autor

Lívia Salgado Cardoso dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Gestora Ambiental de formação (USP/2014),  Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (FOC/2017) e Mestra em Engenharia Ambiental (UERJ/2020) na área de concentração em Saneamento Ambiental, na linha de pesquisa em Tratamento e Destino  Final de Resíduos Sólidos. 
Atuo nas áreas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Saneamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Conservação Biológica, Auditoria, Logística e Gerenciamento de Riscos Ambientais. 

Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988). Especialista em métodos de Engenharia aplicados em melhorias de condições de trabalho (NIIH/Japão, 1997). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (Peamb) e em Meio Ambiente (PPG-MA). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saude do trabalhador, ergonomia, avaliação de riscos, gestão ambiental e trabalho informal.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Santos, L. S. C. dos, & Mattos, U. A. de O. (2023). AGRAVOS NA SAÚDE RESPIRATÓRIA DAS POPULAÇÕES PRÓXIMAS ÀS UNIDADES DE BLENDAGEM NO MUNICÍPIO DE MAGÉ. Revista Internacional De Ciências, 12(1), 41–59. https://doi.org/10.12957/ric.2022.56979