ESTUDO DE CASO DA CRISE CLIMÁTICA E OS DESAFIOS DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS NO RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2025.91603

Resumen

A mudança climática é uma característica global caracterizada por alterações drásticas no clima, principalmente devido à intensificação dos gases de efeito estufa provenientes de atividades humanas. Esses impactos resultaram em eventos climáticos extremos, como aumento da temperatura média global, secas e enchentes. Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, sofreu a maior tragédia de sua história, com chuvas que causaram enchentes devastadoras, atingindo 90,9% dos 497 municípios, com muitas cidades completamente destruídas. Os catadores de materiais recicláveis, mitigam a crise climática e são parte da solução, contudo são invisibilizados. A mudança climática intensifica os desafios para esses trabalhadores, expondo-os aos impactos ambientais severos, enquanto sua contribuição para atenuar os efeitos extremos é ignorada. Além do descaso da sociedade, eles enfrentam condições precárias de trabalho e apresentam dificuldades de acesso aos serviços de assistência social e direitos trabalhistas. O contexto de marginalização culmina em um conjunto de vulnerabilidades. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por esses profissionais após a grande enchente de maio, que assolou o estado. Por meio de visitas às cooperativas de reciclagem e aplicação de questionários com catadores individuais, o estudo revelou um impacto direto na renda e saúde (física e mental), fato que sugere a necessidade de apoio e disponibilização de recursos para melhorar as condições de trabalho, renda e vida dos catadores de materiais recicláveis.

Biografía del autor/a

Lívia Salgado Cardoso dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Gestora Ambiental de formação (USP/2014),  Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (FOC/2017) e Mestra em Engenharia Ambiental (UERJ/2020) na área de concentração em Saneamento Ambiental, na linha de pesquisa em Tratamento e Destino  Final de Resíduos Sólidos. 
Atuo nas áreas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Saneamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Conservação Biológica, Auditoria, Logística e Gerenciamento de Riscos Ambientais. 

Publicado

2025-09-01

Cómo citar

Santos, L. S. C. dos, & Aluizio de Oliveira Mattos, U. (2025). ESTUDO DE CASO DA CRISE CLIMÁTICA E OS DESAFIOS DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS NO RS . Revista Internacional De Ciências, 15(2), 202–220. https://doi.org/10.12957/ric.2025.91603