ESTUDO DE CASO DA CRISE CLIMÁTICA E OS DESAFIOS DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS NO RS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.91603Resumen
A mudança climática é uma característica global caracterizada por alterações drásticas no clima, principalmente devido à intensificação dos gases de efeito estufa provenientes de atividades humanas. Esses impactos resultaram em eventos climáticos extremos, como aumento da temperatura média global, secas e enchentes. Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, sofreu a maior tragédia de sua história, com chuvas que causaram enchentes devastadoras, atingindo 90,9% dos 497 municípios, com muitas cidades completamente destruídas. Os catadores de materiais recicláveis, mitigam a crise climática e são parte da solução, contudo são invisibilizados. A mudança climática intensifica os desafios para esses trabalhadores, expondo-os aos impactos ambientais severos, enquanto sua contribuição para atenuar os efeitos extremos é ignorada. Além do descaso da sociedade, eles enfrentam condições precárias de trabalho e apresentam dificuldades de acesso aos serviços de assistência social e direitos trabalhistas. O contexto de marginalização culmina em um conjunto de vulnerabilidades. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por esses profissionais após a grande enchente de maio, que assolou o estado. Por meio de visitas às cooperativas de reciclagem e aplicação de questionários com catadores individuais, o estudo revelou um impacto direto na renda e saúde (física e mental), fato que sugere a necessidade de apoio e disponibilização de recursos para melhorar as condições de trabalho, renda e vida dos catadores de materiais recicláveis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lívia Salgado Cardoso dos Santos, Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.