TERMOFOSFATO E COBERTURA MORTA NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE FRUTÍFERAS CULTIVADAS NA ALTA PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2021.55454

Palavras-chave:

Fruticultura, Adubação de Solo, Nutrição de Plantas, Sistema de Produção

Resumo

A Alta Paulista se destaca na produção de frutas, porém os solos da região, de modo geral, apresentam textura arenosa, sendo mais sujeitos a lixiviação de nutrientes, o que pode resultar em baixa fertilidade caso não se adotar práticas de cultivo mais racionais. Objetivou-se avaliar o termofosfato associado com cobertura morta na produtividade e qualidade de frutíferas cultivadas na Alta Paulista. Os experimentos foram conduzidos em pomares comerciais de acerola, goiaba e lima ácida ‘Tahiti’. Os tratamentos foram 1- Testemunha (T), 2- Testemunha mais cobertura morta (CM), sendo a palhada direcionada sob a copa da frutífera, 3- Testemunha com cobertura morta e aplicação do termofosfato Yoorin®, e 4- Testemunha com aplicação de Yoorin®. Foi utilizado delineamento experimental em blocos, com 4 tratamentos e 5 repetições. Os dados foram submetidos à análise de variância para o Teste F, e as médias comparadas pelo Teste Tukey ao nível de 5% de significância. O uso do termofosfato é viável e traz benefícios na produtividade e qualidade da acerola, goiaba e lima ácida ‘Tahiti’. Sua ação é mais significativa quando aplicado diretamente no solo.

Biografia do Autor

Maurício Dominguez Nasser, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Estrada 14, km 06, Cx. Postal no 191, Adamantina/SP, Brasil, CEP: 17.800-000.

Pesquisador Científico. Área: Fruticultura

Rafael Marangoni Montes, Yoorin Fertilizantes Ind. Com Ltda/ Mineração Curimbaba Ltda. Rua Senador Salgado Filho no 325, Tabajaras, Uberlândia/MG, Brasil, CEP: 38.400-236.

Engenheiro Agrônomo ( Departamento Técnico )

Carolina Bugalho Kohori, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável. Rua Sergipe, no 932, Parapuã/SP, Brasil, CEP: 17.730-000.

Engenheira Agrônoma. Área atuação: sustentabilidade ambiental.

Maria Carolina Diniz Montagnoli, Estância Esperança, Bairro Paturi, Irapuru/SP, Brasil, CEP: 17.880-000.

Engenheira Agrônoma. Área de atuação: sistemas de produção.

Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1995), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) pela UNESP, Campus de Botucatu. Atualmente é Pesquisadora Científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Tem experiência em Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: custo produção; rentabilidade econômica e energética das atividades agropecuárias; viabilidade de projetos voltados para o agronegócio e comercialização agrícola.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Nasser, M. D., Montes, R. M., Kohori, C. B., Montagnoli, M. C. D., & Furlaneto, F. de P. B. (2022). TERMOFOSFATO E COBERTURA MORTA NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE FRUTÍFERAS CULTIVADAS NA ALTA PAULISTA. Revista Internacional De Ciências, 11(3), 334–345. https://doi.org/10.12957/ric.2021.55454