COVID-19: IMPACTO NO MERCADO DE HORTALIÇAS E FRUTAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2020.50463Palavras-chave:
SARS-CoV-2, Pandemia, Setor Hortifruti, Alimento Seguro, Comercialização, Aspectos MercadológicoResumo
Objetivou-se analisar as consequências mercadológicas da quarentena no setor de hortaliças e frutas. Dada a relevância do tema COVID-19, optou-se por apresentar as características gerais da doença para posteriormente debater sobre alimentos seguros, os efeitos do isolamento social para contenção do avanço do coronavírus sobre a cadeia produtiva de hortaliças e frutas e as novas formas de comercialização. Utilizou-se para coleta dos dados a revisão integrativa da literatura e levantamento de campo. Os resultados foram apresentados na forma descritiva com ênfase no Estado de São Paulo, Brasil. Verificou-se que o consumo de hortaliças e frutas, quando corretamente, manuseadas, é seguro, não apresentando riscos à saúde. Notou-se redução no consumo no atacado e varejo em torno de 32% do volume total comercializado. Novas formas de comercialização tendem a minimizar os prejuízos do setor. Os diferentes agentes da cadeia de produção sofreram impactos econômicos que comprometerão a produção à curto e médio prazo. Há necessidade de suporte de ações governamentais para evitar o desabastecimento de várias mercadorias do setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.