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e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
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Glacione Ribeiro da Silva Arruda
http://orcid.org/0000-0002-0797-9990
Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias-RJ
Brasil
Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004). Atualmente é Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ, onde atua há vinte anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Orientação Pedagógica, Formação de Professores, Arte e Musicalização Infantil. Tem como campo de pesquisa: Educação Infantil, políticas educacionais, creche e bebês. É membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até 10 anos (GRUPIs/UFRRJ).
Anelise Monteiro do Nascimento
https://orcid.org/0000-0003-4911-8301
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Brasil
Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, na área de Educação Infantil. Professora do PPGEduc. Coordenadora do Curso de Especialização "Docência na Educação Infantil" MEC/UFRRJ. Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, infância e cidade, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve o Projeto "Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica" (FAPERJ).
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