TRIBUTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO ESTATAL - BREVE HISTÓRIA, DESDE A MODERNIDADE À IDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Marciano Buffon Unisinos - UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS
  • Evelyn Palomino Marcolan UFRGS

Palavras-chave:

Tributação, Intervenção, Modernidade,

Resumo

O poder de tributar trilhou um percurso coincidente com o caminho percorrido pelos seres humanos, insaciáveis em sua busca pela ampliação da vida material. Isso ocorre porque, conforme o existir em sociedade vai se sofisticando e alcançando crescente grau de complexidade, a forma de financiá-lo - mediante a tributação - também se torna mais distinta dos seus originais traços, dando ensejo a um modelo contemporaneamente denominado Estado Democrático de Direito.

Biografia do Autor

Marciano Buffon, Unisinos - UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS

Doutor em Direito com ênfase em Direito do Estado pela UNISINOS, com período de pesquisa na Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Público. Advogado Tributarista, com especialização em Direito Empresarial. Professor de Direito Tributário na UNISINOS São Leopoldo/RS e em cursos de pós-graduação (especialização) em Direito Tributário noutras instituições. Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da UNISINOS. Sócio/Consultor jurídico-fiscal Buffon & Furlan Advogados Associados. Membro do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS. E-mail: marciano@lucini.com.br.

Evelyn Palomino Marcolan, UFRGS

Especialista em Direito e Gestão Tributária pela UNISINOS/RS. Pós-graduada em Direito Tributário Aplicado: Tributos em Espécie pela UFRGS/BR. Graduada em Direito pela UNISINOS/RS. Advogada Tributarista.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Buffon, M., & Marcolan, E. P. (2016). TRIBUTAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO ESTATAL - BREVE HISTÓRIA, DESDE A MODERNIDADE À IDADE CONTEMPORÂNEA. Revista De Finanças Públicas, Tributação E Desenvolvimento, 4(4). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rfptd/article/view/18322