A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento vem propor uma linha editorial mais consentânea com o pluralismo que marca nossa sociedade, de modo que o direito tributário incorpore aspectos valorativos em suas categorias jurídicas. Trata-se de uma publicação anual até 2017 e semestral a partir de 2018, com artigos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação de instituições de ensino de todo país. Todos os trabalhos são avaliados pelo sistema de double blind review, a fim de garantir a qualidade das edições.

Além disso, a Revista vem coroar o projeto iniciado com a criação do Mestrado (2010) e Doutorado (2012) em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento na UERJ, colocando-a no cenário nacional no campo da tributação. Decerto, a linha de pesquisa em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento já se tornou uma das mais concorridas do programa de Pós-Graduação da UERJ e a Revista é o espaço que proporciona aos seus pesquisadores difundir o conhecimento a partir de uma linha editorial alternativa ao formalismo que marcou o campo tributário no Brasil por muitos anos.

A Revista, de acesso inteiramente eletrônico e gratuito, é uma publicação vinculada ao Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ e adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes). Se compromete com a garantia da ética e qualidade dos artigos publicados e, por isso, espera de todas as partes envolvidas na publicação – autores, editores e pareceristas – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.

Os artigos submetidos à Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento passam por processo de avaliação anônima por pares, realizada por dois pareceristas convidados pela comissão executiva (double blind review). Após a avaliação, os artigos retornam aos autores para ciência e eventuais ajustes. A comissão editorial reúne-se para avaliar o conjunto de artigos aceitos e finalizar a seleção. A comissão editorial é composta por professores doutores membros de universidades do país e estrangeiro

A partir do Volume 6, Número 7 (2018), os artigos encaminhados à RFPTD serão submetidos ao sistema de controle de prevenção de similaridade, PLAGIUS - Detector de Plágio 2.4.26. Os autores serão contactados quando o resultado do relatório emitado for positivo.

Os casos controversos derivados do processo de avaliação serão decididos pela Equipe Editorial da Revista.

A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento terá periodicidade semestral a partir de 2018.

A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos.

Indexadores

Logotipo DiadorimLogotipo do DOAJWorldCatSchorlar GoogleLogotipo Journals for FreeJournal TocsLogotipo Latindex Logotipo do Portal Livre Logotipo do Portal de Periódicos da CapesSumário.orgWorldCat

Divulgadores

Toronto Public Library Resultado de imagem para temple libraries Resultado de imagem para queen's university

A Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento teve o primeiro volume publicado em 2013, coroando o projeto iniciado com a criação do Mestrado (2010) e Doutorado (2012) em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento na UERJ.