O Constitucionalismo não escrito do Common Law e a Constituição viva / Unwritten Constitutionalism and Living Constitution

Autores

Palavras-chave:

Constitucionalismo Não Escrito, Common Law, Precedentes Judiciais, Constituição Viva

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2022/70892.

Resumo

O presente trabalho discute os modelos de constitucionalismo não escrito do common law, e suas principais características que instituem novas possibilidades representativas da constituição. Usualmente, cria-se uma distopia divisória do elo entre o escrito com o não escrito, enxergando o texto constitucional como um dogma e uma previsibilidade nas decisões judiciais. Contudo, se os direitos humanos e fundamentais são abertos e abstratos, a mera codificação não restringe seu entendimento. Desse modo, este trabalho busca apresentar novos caminhos interpretativos da constituição, a partir da ênfase nos princípios não escritos, da coerência aos precedentes judiciais, e na possibilidade de uma constituição viva. O método de pesquisa foi funcionalista do direito constitucional comparado. Os resultados alcançados demonstram que a dimensão não escrita do texto constitucional permite definir a constituição como um instrumento vivo, e em constante evolução.                   

Palavras-chave: Constitucionalismo não escrito; Common Law; Precedentes judiciais; Constituição viva.

 

Abstract

This paper discusses the models of unwritten or common law constitutionalism and their main features that institute new representative possibilities of the constitution. Usually, a dystopia is created by dividing the link between the written and the unwritten, seeing the constitutional text as a dogma and predictability in judicial decisions. However, if human and fundamental rights are open and abstract, mere codification does not restrict their understanding. This paper intends to present new interpretative paths of the constitution based on the emphasis on unwritten principles, the coherence of precedents, and the possibility of a living constitution. The research method was the functional method of comparative constitutional law. Results indicate that the unwritten dimension of the constitutional text allows for defining the constitution as a living and constantly evolving instrument.

Keywords: Unwritten constitutionalism; Common Law; Precedent; Living constitution.

Biografia do Autor

Estefania Maria de Queiroz Barboza, Universidade Federal do Paraná e UNINTER

Professora Doutora no Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná e no Mestrado em Direito da UNINTER. Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese de 2012 pela tese "Stare Decisis, Integridade e Segurança Jurídica: reflexões críticas a partir da aproximação dos sistemas de common law e civil law" Sua tese de doutorado foi escolhida como a melhor de 2011 do PPGD da PUCPR. Doutora e Mestre em Direito pela PUCPR, com estágio doutoral (doutorado sanduíche) e bolsa CAPES na Osgoode Hall Law School (York University).

André Demetrio, Universidade de Brasília

Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. Graduando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Foi pesquisador convidado no Tribunal Constitucional da Espanha (2019). Ganhou a bolsa de estudo 'Excellence Scholarship' na Universidade de Genebra (2016). Vencedor do prêmio da Organização das Nações Unidas pelo trabalho voluntário realizado na Conferência Rio +20. É pesquisador no Centro de Estudos Constitucionais Comparados da Universidade de Brasília (CECC/UnB), e no Centro de Estudos da Constituição (CCONS/UFPR). Desenvolve pesquisas na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: constitucionalismo, direito constitucional comparado, direitos fundamentais, direitos humanos, justiça de transição, direito socioambiental e história do direito.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Maria de Queiroz Barboza, E., & Demetrio, A. (2022). O Constitucionalismo não escrito do Common Law e a Constituição viva / Unwritten Constitutionalism and Living Constitution. Revista Direito E Práxis, 13(4), 2623–2647. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/70892