25 anos de estudos e lutas por inclusão no cenário político-institucional

Autores

Palavras-chave:

Representação política, cotas eleitorais, mulheres na política

Resumo

https:doi.org/10.1590/2179-8966/2022/69868

RESENHA

25 anos de estudos e lutas por inclusão no cenário político-institucional

MIGUEL, Luis Felipe. (Org.). Mulheres e Representação Política: 25 anos de estudos sobre cotas eleitorais no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2021. 633 p.

Resumo

A presente resenha do livro “Mulheres e Representação Política: 25 anos de estudos sobre cotas eleitorais no Brasil” se propõe a descrever e analisar, sucintamente, cada um dos vinte e quatro artigos que a compõe, os quais estão divididos em quatro seções. Dada a atual conjuntura política desafiadora que o Brasil atravessa, a obra se mostra imprescindível ao campo das Ciências Sociais oferecendo um panorama das reflexões acerca dos direitos de representação e de representatividade, sobretudo diante das ameaças de direitos outrora conquistados pelos movimentos feministas e de mulheres. Neste sentido, esta resenha se insere no esforço em contribuir para ampliar a discussão a respeito dos direitos políticos das mulheres, em sua diversidade.

Palavras-chave: Representação política; cotas eleitorais; mulheres na política.

Biografia do Autor

Nathalia Assmann Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGD/PUC-Rio). Foi acadêmica visitante no Programa de Pós-Graduação em Direito na University of London, Birkbeck. Mestra em Direito, área de concentração pensamento jurídico e relações sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ). Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). E-mail: ago.nathalia@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5859-8795.

 

Twig Santos Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGD/PUC-Rio). Mestra em Direito, área de concentração Direitos Humanos, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Bacharela em Direito pela Estácio de Sá. Graduada em Gestão Pública, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). E-mail: twiglopes@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8556-9129.

Downloads

Publicado

2022-12-17

Como Citar

Assmann Gonçalves, N., & Santos Lopes, T. (2022). 25 anos de estudos e lutas por inclusão no cenário político-institucional. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2839–2853. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/69868