Ligeiramente ilegais: posições femininas e percepções do direito na obra “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles / Slightly illegal: female positions and perceptions of law from “The Girl in the Photograph”, by Lygia Fagundes Telles

Autores

Palavras-chave:

Direito, Ditadura, Feminismo, Literatura, Testemunho. / Dictatorship, Law, Literature, Feminism, Testimony.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2023/68224

Publicado em 1973 e ambientado na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), o romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles, acompanha três jovens mulheres moradoras de um pensionato que constroem, a vozes alternadas, uma narrativa complexa capaz de abranger tanto o jogo do cotidiano quanto a realidade sociopolítica do período. Por meio de uma análise do direito na literatura, a presente pesquisa se debruçou sobre as posições das protagonistas do romance para investigar as muitas formas de que pode se revestir o Direito em sua relação com as pessoas, especialmente as mulheres – ou, de maneira mais específica, como sua presença (ou ausência) pode resultar em opressão e violência. Concluiu-se, ao fim, não só pelo potencial revolucionário da literatura de testemunho para o avivamento da memória coletiva e a denúncia das injustiças sociais, mas também – e principalmente – pela permanência das críticas extraídas do romance às estruturas sexistas, indiferentes e coniventes do Direito brasileiro.

Biografia do Autor

Felipe Rodolfo de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela FD/USP. Professor da FD/UFMT. Líder do Terceira Margem – Grupo de Pesquisa em Filosofia, Literatura e Direitos Humanos.

Cecília de Castro Algayer, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mestra em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora-membro dos Grupos de Pesquisa Terceira Margem e Jus-Clima.

Downloads

Publicado

2023-05-11

Como Citar

Rodolfo de Carvalho, F., & de Castro Algayer, C. (2023). Ligeiramente ilegais: posições femininas e percepções do direito na obra “As meninas”, de Lygia Fagundes Telles / Slightly illegal: female positions and perceptions of law from “The Girl in the Photograph”, by Lygia Fagundes Telles. Revista Direito E Práxis. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/68224

Edição

Seção

Artigos inéditos