Estabelecido ou outsider?

Um estudo sobre a presença da obra de Niklas Luhmann no direito brasileiro

Autores

  • Francysco Pablo Feitosa Gonçalves Unileão - Centro Uiiversitário Dr. Leão Sampaio

Palavras-chave:

Niklas Luhmann, Influência, Direito Brasileiro

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2022/65177

O propósito do presente estudo é reflexionar sobre a presença da obra de Niklas Luhmann no Direito brasileiro. A pesquisa teve caráter bibliográfico e documental. O trabalho investiga a presença de Luhmann nas teses e dissertações, comparando a sua presença com a de outros teóricos sociais e juristas consagrados, bem como uma breve revisão da presença de Luhmann em decisões judiciais e manuais jurídicos. Posteriormente é apresentada uma breve revisão das principais obras de Luhmann a fim de reativar a compreensão dos seus conceitos mais importantes. O trabalho apresenta, então, alguns dos principais agentes responsáveis pelo ciclo de consagração de Luhmann no Brasil e uma revisão crítica da apropriação da sua obra no país.

Palavras-chave: Niklas Luhmann; Influência; Direito Brasileiro.

Biografia do Autor

Francysco Pablo Feitosa Gonçalves, Unileão - Centro Uiiversitário Dr. Leão Sampaio

Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Especialista em Direito da Administração Municipal pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN; Especialista em Sociologia e História pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP; Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Líder do Grupo de Pesquisa "Constitucional, Administrativo e Tributário: Investigações Sobre a (Re)Construção do Direito Público no Brasil". E-mail: feitosagoncalves@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3856-785X.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

Feitosa Gonçalves, F. P. (2022). Estabelecido ou outsider? : Um estudo sobre a presença da obra de Niklas Luhmann no direito brasileiro. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2373–2408. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/65177

Edição

Seção

Artigos inéditos