Uma imaginação anticolonial: a epistemologia do abolicionismo penal em torno dos sentidos da violência / An anti-colonial imagination: the epistemology of penal abolitionism around the meanings of violence

Autores

Palavras-chave:

Abolicionismo penal, Violência, Colonialismo / Abolicionism, Violence, Colonialism.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2020/57082.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar a epistemologia do abolicionismo penal como um campo fértil para pensar os sentidos da violência, especialmente, no tocante ao contexto e permanências das violências coloniais. Assim, partindo de uma linguagem-percurso para imaginar novas sociabilidades que não se pautem em uma única saída para as situações-problema.

Palavras-chave: Abolicionismo penal; Violência; Colonialismo.

Abstract

This article aims to explore the epistemology of penal abolitionism as a fertile field for thinking about the meanings of violence, especially with regard to the context and permanence of colonial violence. Thus, starting from a language-route to imagine new sociability that is not based on a single solution to the problematic situations.

Keywords: Abolicionism; Violence; Colonialism.

Biografia do Autor

Vitória de Oliveira Monteiro, Universidade Federal do Pará

Mestra em Direito com área de concentração em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Especialista em Ciências Criminais pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Graduada em Direito pelo CESUPA. Pesquisadora do Grupo Cabano de Criminologia (GCRIM) e do Grupo de Estudos sobre as Normalizações Violentas das Vidas na Amazônia (CESIP-MARGEAR). Advogada.

Roberta Amaral Damasceno, Grupo de Estudos sobre as Normalizações Violentas das Vidas na Amazônia (CESIP-MARGEAR)

Mestra em Direito com área de concentração em Direitos Humanos, Arte e Sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora do Grupo de Estudos sobre as Normalizações Violentas das Vidas na Amazônia (CESIP-MARGEAR) e do Grupo Cabano de Criminologia (GCRIM).

Rômulo Fonseca Morais, Escola Superior Madre Celeste - ESMAC

Professor de  Criminologia e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC/PA),  Doutorando em Direito Pelo PPGD da UERJ e Pesquisador do Grupo Cabano e Criminologia.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Monteiro, V. de O., Amaral Damasceno, R., & Fonseca Morais, R. (2021). Uma imaginação anticolonial: a epistemologia do abolicionismo penal em torno dos sentidos da violência / An anti-colonial imagination: the epistemology of penal abolitionism around the meanings of violence. Revista Direito E Práxis, 12(1), 497–523. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/57082