A Categoria Trabalho em Lukács segundo a Dialética Marxista / Labor Category in Lukács following the Marxist Dialectic

Autores

  • Ivan Simões Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eduardo Ribeiro Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Trabalho, Ontologia, Ser social, Tempo de trabalho, Lukács/

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2019/47652

Resumo

O presente texto estuda ‘o trabalho’ como atividade humana no mundo do ser social, sem que a prioridade seja a obtenção de riqueza ou uma consequência do modo de produção capitalista.  A categoria, no nível de abstração proposto por Lukács, possui prioridade ontológica eis que possui maior capacidade de se articular com um número maior de outras determinações sociais. O próprio método dialético de Marx reforça o sentido ontológico da categoria trabalho de Lukács ao ser analisado como reflexo da realidade segundo a noção de tempo e de sociabilidade. 

Palavras-Chave: Trabalho; Ontologia; Ser social; Tempo de trabalho; Lukács.

Abstract

The present paper studies ‘labor’ as human activity in the being of social world, disconnected of its wealth priority or a simple consequence of the capitalista mode of production. The labor category, at the level of abstraction proposed by Lukács, has ontological priority, since it has more ability to articulate with a greater number of other social determinations. Marx`s own dialectc method reinforces the ontological sense of Lukács labor category by being analyzed as reflex of reality of sociability and notion of time.

Keywords: Labor; Ontology; Social beign; Time of work; Lukács.

Biografia do Autor

Ivan Simões Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado de Direito do Trabalho da UERJ. Professor Adjunto de Direito do Trabalho da UFRJ. Professor da PUC-RJ e do IBMEC-RJ. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Candido Mendes. Doutor em Direito do Trabalho (PUC-SP). Doutor em Filosofia (UFRJ). Mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado (PUC-RJ). Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho (PUC-RJ). Advogado. e-mail: professorivangarcia@gmail.com. ORCID 0000-0001-5639-086X.

Eduardo Ribeiro Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado de Direito Constitucional da UFRJ. Doutor em Direito Constitucional (PUC-SP). Mestre em Ciências Penais (UCAM). Pós-graduação em Direito Público (EMERJ). Pós-Doutor pela Universidade Castilla La Mancha (Toledo-Espanha). Pós-Doutor em Economia (UFF). Visiting Scholar pela Fordham University of Law. Membro do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ-IFICS e do Programa de Pós-graduação em Direito da UFRJ em Teorias Jurídicas Contemporâneas. Advogado. e-mail: eduardomoreira@terra.com.br. ORCID 0000-0001-9267-1466.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Garcia, I. S., & Moreira, E. R. (2020). A Categoria Trabalho em Lukács segundo a Dialética Marxista / Labor Category in Lukács following the Marxist Dialectic. Revista Direito E Práxis, 11(2), 854–879. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/47652

Edição

Seção

Artigos inéditos