O Movimento Antimanicomial como sujeito coletivo de direito / The Anti-asylum Movement as a collective subject of law

Autores

Palavras-chave:

Movimento Antimanicomial, Sujeito coletivo de direito, O Direito Achado na Rua / Anti-asylum Movement, Collective subject of law, The Right Found in the Street.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2019/39138

Resumo

Este artigo objetiva analisar a configuração do Movimento Antimanicomial enquanto sujeito coletivo de direito, refletindo sobre a sua atuação e a sua capacidade de reivindicar e enunciar direitos, a partir do marco teórico de O Direito Achado na Rua. Considerando as noções de protagonismo e empoderamento no contexto das pessoas loucas, também aborda a centralidade da participação destas no Movimento a partir das suas próprias experiências.

Palavras-chave: Movimento Antimanicomial; Sujeito coletivo de direito; O Direito Achado na Rua.

 

Abstract

This article aims to analyze the configuration of the Anti-asylum Movement as a collective subject of law, reflecting on its performance and its ability to claim and enunciate rights, based on the theoretical framework of The Right Found in the Street. Considering the notions of protagonism and empowerment in the context of crazy people, it also addresses the centrality of their participation in the Movement from their own experiences.

Keywords: Anti-asylum Movement; Collective subject of law; The Right Found in the Street.

Biografia do Autor

Ludmila Cerqueira Correia, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta no Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Integra o Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua (UnB) e coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão Loucura e Cidadania (UFPB).

José Geraldo de Sousa Júnior, Universidade de Brasília

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) (graduação e pós-graduação) e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania da UnB; ex-Reitor da UnB (2008-2012); coordenador do Grupo de Pesquisa e da Série O Direito Achado na Rua. Autor dos livros "Para um Crítica da Eficácia do Direito; Sociologia Jurídica: Condições Sociais e Possibilidades Teóricas"; "O Direito como Liberdade: O Direito Achado na Rua", entre outros na área.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Correia, L. C., & de Sousa Júnior, J. G. (2020). O Movimento Antimanicomial como sujeito coletivo de direito / The Anti-asylum Movement as a collective subject of law. Revista Direito E Práxis, 11(3), 1624–1653. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/39138

Edição

Seção

Artigos inéditos