A necessária crítica para o método científico em Direito

Autores

Palavras-chave:

Epistemologia, Filosofia do Direito, Método, Pesquisa, Ciência Jurídica

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2019/39000

A necessária crítica para o método científico em Direito

CUNHA, José Ricardo (org.). Epistemologias Críticas do Direito. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2016.

Samuel Mendonça

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. E-mail: samuelm@puc-campinas.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2918-0952.

Luiz Felipe Mendes Juliano

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. E-mail: lfmendes98@gmail.com.ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3388-9419.

Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Samuel Mendonça é Professor Titular Categoria A3, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas, grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas), ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutorando do Departamento de Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2020), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. É autor do livro Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018).

Luiz Felipe Mendes Juliano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bacharelando em Ciências Sociais e Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É bolsista de Iniciação Científica FAPIC/Reitoria. Monitor das disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito II e de Direitos Humanos II; foi monitor de Introdução ao Estudo do Direito I e de Direitos Humanos I. Integrante do grupo de pesquisa "Política e Fundamentos da Educação" (CNPq/PUC Campinas), na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação. Foi bolsista perante a mesma universidade no Projeto de Extensão que teve como plano de trabalho "Conscientização e desenvolvimento da cidadania", executado no ano de 2017. Estagiário do Ministério Público do Estado de São Paulo.

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

Mendonça, S., & Juliano, L. F. M. (2019). A necessária crítica para o método científico em Direito. Revista Direito E Práxis, 10(2), 1594–1600. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/39000