“Traficante não é vagabundo”: trabalho e tráfico de drogas na perspectiva de adolescentes internados / "A drug dealer is not a tramp": work and drug trafficking in the perspective of confined adolescents.

Autores

  • Betina Warmling Barros Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFRGS
  • Ana Paula Motta Costa Faculdade de Direito da UFRGS e Mestrado em Direito UniRitter

Palavras-chave:

Tráfico de drogas, Adolescente infrator, Trabalho infantil / Drug trafficking, Youth offenders, Child labor.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2019/36727

Resumo

A pesquisa realizou grupos focais com adolescentes internados em Unidade Socioeducativa para entender como esses sujeitos compreendem a categoria trabalho a partir da comparação entre trabalho lícito e tráfico de drogas.

Palavras-chave: Tráfico de drogas; Adolescente infrator; Trabalho infantil.

 Abstract

The study conducted focus groups with adolescents confined at a house arrest to understand how them understand the work category from the comparison between licit work and drug trafficking.

Keywords: Drug trafficking; Youth offenders; Child labor.

Biografia do Autor

Betina Warmling Barros, Programa de Pós-Graduação em Sociologia UFRGS

Mestranda em Sociologia na UFRGS. Bolsista de Mestrado CNPQ. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS (2017). Foi Bolsista de Iniciação Científica CNPQ (2017). Possui experiência na área da justiça juvenil e sociologia da violência.

Ana Paula Motta Costa, Faculdade de Direito da UFRGS e Mestrado em Direito UniRitter

Graduada em Direito pela PUC/RS (2000), Advogada, Bacharel em Ciências Sociais pela UNISINOS (1990). Pós-graduada em Educação pela UFRGS (1992), Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS (2004) e Doutora em Direito pela PUC/RS (2011), tendo realizado estágio doutoral na Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, no ano de 2009. Sua tese, aprovada com louvor, recebeu menção honrosa no prêmio CAPES 2011. É Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde está vinculada ao Departamento de Ciências Criminais, ministra disciplinas de Direito Penal e Criminologia; coordena Projeto de Pesquisa inscrito no CNPQ e Projetos de Extensão Universitária. É Professora do programa de Pós-graduação - Mestrado do Centro Universitário RItter dos Reis - UNIRITTER - Mestrado em Direitos Humanos. Foi Pesquisadora do "Projeto Pensando o Direito", desenvolvido pelo Ministério da Justiça e IPEA. Foi Professora do Programa de Pós-graduação em Direito - Mestrado da Fundação Meridional - IMED, em Passo Fundo/RS. Foi Coordenadora do Curso e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista do IPA. Como convidada, ministra aulas em Cursos de Especialização em Direito da Criança e do Adolescente da FMP/RS. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, medidas socioeducativas. Realizou consultorias em Projetos Sociais, em especial junto à UNESCO, PNUD e Ministério do Desenvolvimento Social - MDS. Foi presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Porto Alegre (1997-2000 e 2003-2004), e presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RGS (FASE/RS) de 2000-2002. É autora dos livros: "As garantias Processuais e o Direito Penal Juvenil" (2005) e "Os Adolescentes e seus Direitos Fundamentais" (2011), ambos publicados pela Livraria do Advogado Editora; e ainda do livro "Medidas Socioeducativas - Gestão da Execução" (2014), editado pela MarcaVisual Editora.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Warmling Barros, B., & Motta Costa, A. P. (2019). “Traficante não é vagabundo”: trabalho e tráfico de drogas na perspectiva de adolescentes internados / "A drug dealer is not a tramp": work and drug trafficking in the perspective of confined adolescents. Revista Direito E Práxis, 10(4), 2399–2427. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/36727

Edição

Seção

Artigos inéditos