BRT Transoeste: conflitos urbanos e contradições espaciais na “cidade atrativa” / BRT Transoeste: urban conflicts and space contradictions within the attractive city

Autores

  • Alexandre F. Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jean Legroux Université de Lyon 2

DOI:

https://doi.org/10.12957/dep.2016.25653

Palavras-chave:

Megaeventos, transporte urbano, habitação, lutas urbanas / Megaevents, urban transport, housing, urban struggles

Resumo

DOI: 10.12957/dep.2016.25653

Resumo

O BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste, modal que interliga a Barra da Tijuca e a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, foi apresentado, em sua inauguração, como um dos principais legados olímpicos e da “revolução do transporte” para a população carioca – e como o fruto da ação conjunta dos diferentes níveis de governo brasileiros. Este artigo busca problematizar o projeto, não só através das contradições observadas a partir do funcionamento do sistema - superlotação, sobrecarga do sistema, má qualidade da obra, acidentes na prestação do serviço etc. -, mas também pelos impacto social-espaciais provocados no momento de sua implantação, ocasionados pela remoção forçada de centenas de moradores de favelas.

Palavras-chave: megaeventos; transporte urbano; habitação; lutas urbanas.

Abstract

The “BRT Transoeste”, a Bus Rapid Transit modal system linking Barra da Tijuca to the West Side of Rio de Janeiro’s city, was presented, in it’s opening, as one of the majors Olympic legacies and as a “transport revolution”, resulting of the joint action of different levels of Brazilian Government. This article aims to discuss this project. For that, it analyses the daily constraints observed over the operation of the BRT system - overcrowding, overloading, low quality works, episodes of preventable accidents – and the social-spatial impacts of it’s implementation, caused by the forced removal of hundreds of slum’s residents.

Keywords: megaevents; urban transport; housing; urban struggles.

Biografia do Autor

Alexandre F. Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde concluiu o doutorado em Direito da Cidade (2012). Foi defensor público do Estado do Rio de Janeiro, entre 2006 e 2011, atuando na defesa jurídica de dezenas de favelas ameaçadas de remoção, incluindo Restinga e Vila Harmonia.

Jean Legroux, Université de Lyon 2

Doctorando do LAET (Laboratoire Aménagement, Économie, Transport) na ENTPE/Université de Lyon 2, e do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) na UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador sobre mobilidade urbana no projeto “Metropolização e megaeventos: os impactos da copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro”.

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Mendes, A. F., & Legroux, J. (2016). BRT Transoeste: conflitos urbanos e contradições espaciais na “cidade atrativa” / BRT Transoeste: urban conflicts and space contradictions within the attractive city. Revista Direito E Práxis, 7(4), 13–42. https://doi.org/10.12957/dep.2016.25653

Edição

Seção

Artigos inéditos