Gênero, raça, política e direitos humanos no Brasil / Género, Raza, Política y Derechos Humanos / Gender, race, politics and human rights in Brazil. [PRAZO PRORROGADO]

2021-12-08

Este dossiê tem como origem o Colóquio virtual de mesmo nome realizado nos dias 03, 04, 05, 06 e 10 de novembro de 2020. Com o apoio de CFCH/UFRJ, ALDEIA/UFSB e do LPPDS/UNIRIO, o PPDH/UFRJ e o LEICC/UERJ realizaram um evento cujo objetivo geral foi refletir sobre a política institucional e de conflitos a partir das interseções entre gênero e raça, discutindo seus impactos sobre as lutas políticas e sobre os direitos humanos no Brasil e na América Latina.

As submissões a serem enviadas devem dialogar com os dois eixos centrais do dossiê. No primeiro pretende-se discutir a política institucional, pensando o Estado a partir da crítica dos direitos humanos em diálogo com os debates no Brasil e na América Latina. Este eixo visa aprofundar o debate sobre a economia política e o campo da política institucional, ou seja, a representação política, o governo e as políticas públicas. Questões centrais são: quais processos racial-generificados podem ser identificados nesse campo? Quais são e em que medida se dão as lutas frente às desigualdades sociais, ao conservadorismo, à violência do estado e à necropolítica nessa arena? Quais são as alternativas institucionais e/ou sistêmicas possíveis neste contexto? No segundo eixo serão analisadas as estratégias de mobilização como aquelas observadas em movimentos sociais, nos ativismos políticos, em especial os digitais, nas estratégias políticas de resistência e na insurgência social. As questões chave são: Como se desenvolvem tais disputas no que diz respeito ao gênero, raça, ações antirracistas e antissexistas, e das resistências periféricas no capitalismo neoliberal? Em que medida eventuais políticas excludentes nesse campo se articulam com o capitalismo e o histórico de racismo, escravidão e sexismo no Brasil? Quais são os avanços e recuos das lutas contra tais políticas?Assim, o dossiê visa lançar discussões sobre os paradoxos dos direitos humanos na arena da política de conflitos racializados e de gênero e refletir os pressupostos da superação coletiva das contradições destes processos, sobretudo no Brasil.

O Dossiê tem como objetivo reunir contribuições que exponham reflexões no campo de Gênero, Raça, Política e Direitos Humanos, sob a perspectiva de uma práxis emancipatória e crítica ao neoliberalismo.

Submissão e prazos:

As propostas devem ser enviadas para generoracaepolitica2022@gmail.com até o dia 20 de dezembro de 2021 e, além de cumprir com as normas gerais de submissão indicadas por esta revista, precisam conter:

∙ Título: subtítulo

∙ Nome, e-mail, qualificação, vínculos institucionais dos autores, e-mail e ORCID.

∙ Um resumo de, no máximo, 1.200 palavras indicando de forma clara o objeto do trabalho, suas hipóteses, o método que será utilizado no desenvolvimento da pesquisa, as conclusões esperadas e a contribuição da pesquisa para o campo. A contagem de palavras do resumo não inclui possíveis referências

∙ Uma estrutura provisória de tópicos do texto, incluindo lista de eventuais casos, experiências ou propostas teóricas que serão analisados.

O recebimento de artigos é restrito a apenas um trabalho por autor (ainda que na condição de coautoria).

As propostas aceitas para desenvolvimento receberão considerações dos organizadores, com vistas ao recebimento do trabalho completo até março de 2022 e realização de revisões indicadas até junho de 2022.

Cronograma:

20/12/2021 — Prazo para os autores enviarem as propostas de artigo. [PRORROGADO PARA O DIA 20 DE JANEIRO DE 2022]

15/01/2022 — Prazo para os organizadores comunicarem as decisões sobre as propostas recebidas. [PRORROGADO PARA O DIA 21 DE FEVEREIRO DE 2022]

30/03/2022 — Prazo para os autores enviarem a versão final dos artigos.

30/04/2022 — Prazo para os organizadores retornarem aos autores com comentários.

1°/07/2022 — Prazo para os autores retornarem com as versões finais de seus artigos.

Setembro de 2022 — Publicação do dossiê.


Para mais informações: Chamada de Artigos

For more informations: Call for Papers

Para más informaciones: Convocatória Pública