O conhecimento em semântica e o exame Celpe-Bras: elementos provocadores em foco

Autores

  • Rebecka Diniz Cordeiro Universidade Federal da Paraíba
  • José Wellisten Abreu de Souza Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Semântica, Celpe-Bras, Elementos Provocadores.

Resumo

Neste artigo, alinhamos aspectos relativos à Semântica, numa perspectiva didática, e o ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM). Como objetivo, interessa-nos analisar se e como saber interpretar os fenômenos semântico-lexicais presentes em textos cotidianos pode contribuir para a compreensão e a aprendizagem da/na língua portuguesa por estudantes estrangeiros. Como corpus, foram analisados 03 Elementos Provocadores, que são textos utilizados na segunda parte do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros: Celpe-Bras. Para embasar nossa discussão, valemo-nos de Antunes (2012), Henriques (2011), Souza (2017), Almeida Filho (1997; 2009), Dell’Isola et al (2003), Scaramucci (2000) dentre outros. Em síntese, defende-se que a adequada interpretação dos Elementos Provocadores depende do desenvolvimento de habilidades de leitura para as quais o conhecimento em semântica é condição fundamental. Tal conhecimento pode levar o estrangeiro, candidato do exame, a demonstrar um maior nível de proficiência ao comunicar-se na língua portuguesa. A isso, chamamos de “competência semântica”.

Biografia do Autor

Rebecka Diniz Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Letras - língua portuguesa

José Wellisten Abreu de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL-UFPB)

Referências

ALMEIDA FILHO, José C.P. O Português como língua não-materna: concepções e contexto de ensino. Museu da Língua Portuguesa: Estação da Luz, 2005.

________. Quatro estações no ensino de línguas. Editora Pontes, 2012.

ANTUNES, Irandé. O território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. – São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BRASIL. Manual do candidato ao exame Celpe-Bras. Brasília, Secretaria de Educação Superior (SESu), MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual do Examinando. Brasília, DF, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de capacitação para examinadores da parte oral do exame Celpe-Bras. Brasília, DF, 2013.

BRASIL. Manual do candidato ao exame Celpe-Bras. Brasília, Secretaria de Educação Superior (SESu), MEC, 2015.

CASTILHO, Ataliba T. de. O que é semântica?. USP, 2014.

DELL’ISOLA, Regina L. P.; SCARAMUCCI, Matilde V. R.; SCHLATTER, Margarete; JÚDICE, Norimar. A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.3, n. l, 153-184, 2003.

HENRIQUES, Claudio Cezar. Léxico e semântica. Estudos Produtivos Sobre Palavra e Significação. Editora Campus, 2011.

ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. – 11. ed. – São Paulo: Ática, 2006.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de semântica. Petrópolis, RJ; Editora Vozes, 2008.

SCARAMUCCI, Matilde V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte. Revista Traba. Ling. Aplic., Campinas, n. 43 (2): 203-226, jul./dez, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v43n2/a02v43n2.pdf.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: Uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. Edições Catavento. Maceió – São Paulo, 1999.

SOUZA, José Wellisten Abreu de. POR UMA SEMÂNTICA DIDÁTICA: estudos semânticos voltados ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. – João Pessoa, 2017.

SPINASSÉ, Karen Pupp. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Revista Contingentia, 2006, vol. 1, novembro 2006.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. – 1ª. ed. – São Paulo: Cortez, 2013.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Cordeiro, R. D., & de Souza, J. W. A. (2022). O conhecimento em semântica e o exame Celpe-Bras: elementos provocadores em foco. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 116–131. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/63688