O Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) e sua contribuição para o ensino de PLE

Autores

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira, Lusofonia, Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

Resumo

O Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) é um marco no processo de internacionalização da língua portuguesa ao disponibilizar gratuitamente um banco de dados lexicográfico comum ao mundo lusófono, bem como vocabulários ortográficos nacionais (VON) dos membros da CPLP. Este trabalho procura fazer uma contribuição ao propor atividades que fazem uso do VOC e dos diferentes VON nas aulas de PLE. Os temas abordados são variação linguística, principalmente variação fonológica, morfológica e lexical (variação diatópica); o ensino de vocabulário; expressões idiomáticas e colocações. Finalmente, consideramos que nossa atividade pode ser utilizada e reciclada por demais professores, desenvolvendo as habilidades dos alunos de PLE e difundido o português como língua internacional.

Biografia do Autor

Davi Albuquerque, NELIM/ UFG

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística e Licenciado em Letras - Português do Brasil como segunda língua (PBSL) pela mesma universidade. Foi professor de Português Língua Não Materna (PLNM) na Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Timor-Leste). Foi professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de PLNM, de Contato de Línguas, com ênfase no português falado em Timor-Leste, e de Ecolinguística. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: NELIM (Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário), da Universidade Federal de Goiás (UFG); GEPLE (Grupo de Estudos de Linguística Ecossistêmica), da Universidade de Brasília (UnB); e GEPLI (Grupo de Estudos de Português Língua Internacional), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professor de Português Língua Materna e de PLNM em diversas instituições, nacionais e estrangeiras, e nas modalidades de Ensino Médio, Superior e cursos livres/ específicos. Atua também como revisor de textos acadêmicos e jornalísticos. 

Referências

ALBUQUERQUE, D. B. O léxico individual e o ensino de vocabulário na aula de PLE. In: MAXIMO, E. (Org.). O léxico em diferentes perspectivas. Catu: Editora Bordô Grená, 2020. p. 106-119.

ALBUQUERQUE, D. B. A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionário. RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa, 2021a.

ALBUQUERQUE, D. B. Materiais didáticos pluricêntricos e avaliação em aulas de Português Língua Estrangeira (PLE). Revista Linguasagem, 2021b.

ALMEIDA, G. B. et al. Vocabulário Ortográfico Comum (VOC): constituição de uma base lexical para a língua portuguesa. Estudos Linguísticos, v. 42, n. 1, p. 204-215, 2013.

BAXTER, A. Portuguese as a pluricentric language. In: CLYNE, M. (Ed.). Pluricentric languages: Differing norms in different nations. Berlin: De Gruyter Mouton, 1992. p. 11-44.

CLYNE, M. (Ed.). Pluricentric languages: Differing norms in different nations. Berlin: De Gruyter Mouton, 1992.

CORREIA, M.; FERREIRA, J. P.; ALMEIDA, G. B. A gestão da ortografia da língua portuguesa: do desencontro ao Vocabulário Ortográfico Comum da língua portuguesa. Estudis Romànics, v. 42, p. 277-286, 2020.

CPLP. Plano de Ação de Brasília, 2010. Disponível em: https://iilp.wordpress.com/2011/06/15/plano-de-acao-de-brasilia-para-a-promocao-a-difusao-e-a-projecao-da-lingua-portuguesa-2/. Acesso em: 15 jan. de 2021.

FARACO, C. A. História Sociopolítica da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2016.

FERREIRA, J. P.; CORREIA, M.; ALMEIDA, G. B. (orgs.) Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Praia: Instituto Internacional da Língua Portuguesa/ Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, 2017.

FERREIRA, J. P. et al. The Common Orthographic Vocabulary of the Portuguese Language: a set of open lexical resources for a pluricentric language. In: CALZOLARI, N. et al. (eds.). Proceedings of the Eight International Conference on Language Resources and Evaluation (LREC’12). Paris: ELRA, 2012. p. 1071-1075.

JANSSEN, M.; FERREIRA, J. P. Technical Implementation of the Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. In: VILLAVICENCIO, A. et al. (eds.). Computational Processing of the Portuguese Language: 13th International Conference, PROPOR 2018, Canela, Brazil, September 24–26, 2018, Proceedings. New York: Springer, 2018. p. 191-200.

MULINACCI, R. Não falem português, falem brasilês. Algumas notas sobre a noção de português como “língua internacional”. In: TEIXEIRA, J. (org.). O Português como Língua num Mundo Global. Problemas e potencialidades. Famalicão: Húmus, 2016. p. 103-127.

OLIVEIRA, G. M.; JESUS, P. Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica. Domínios de Lingu@ gem, v. 12, n. 2, p. 1043-1070, 2018.

SANTOS, D. Português internacional: alguns argumentos. In: TEIXEIRA, J. (org.). O Português como Língua num Mundo Global. Problemas e potencialidades. Famalicão: Húmus, 2016. p. 49-66

SILVA, A. O português no mundo e a sua estandardização: entre a realidade de uma língua pluricêntrica e o desejo de uma língua internacional. In: BARROSO, H. (coord.). O português na casa do mundo, hoje. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2018. p. 111-132.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Albuquerque, D. (2022). O Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) e sua contribuição para o ensino de PLE. Revista De Estudos De Português Língua Internacional, 2(1), 11–20. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/repli/article/view/62681