Contratos de serviço múltiplos - CSM: redenção aos interesses do capitalismo globalizado ou dinamização da exploração e produção de gás natural no México?

Autores

  • Lier Pires Ferreira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.12957/rbdp.2006.5742

Palavras-chave:

contrato de serviço múltiplo, gás natural, NAFTA, capitalismo globalizado, polarização, México

Resumo

Para os formuladores estratégicos da política energética mexicana e para os operadores da PEMEX, os contratos de serviços múltiplos - CSM são uma ferramenta ótima para dinamizar e modernizar a explotação e produção de gás natural a partir de um modelo de contratação que respeita integralmente os marcos legislativos que regem o setor no México. Não obstante, os CSM têm colhido severas críticas da sociedade civil. À esquerda, à qual se somam nacionalistas de diversas matizes, os CSM são identificados como inconstitucionais e entreguistas. À direita, diz-se que eles não contemplam as necessidades energéticas do país, bem como a demanda por gás natural oriunda dos EUA e do Canadá, sócios do México no NAFTA. A polarização ideológica tem, até aqui, obstacularizado um debate qualificado sobre a matérias. Entretanto, tal debate é urgente, sendo do interesse máximo do Estado, da sociedade civil e da comunidade internacional.

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

Ferreira Júnior, L. P. (2013). Contratos de serviço múltiplos - CSM: redenção aos interesses do capitalismo globalizado ou dinamização da exploração e produção de gás natural no México?. Revista Brasileira De Direito Do Petróleo, Gás E Energia, 1. https://doi.org/10.12957/rbdp.2006.5742